10 tendências para o mercado de food service

10 tendências para o mercado de food service

O setor de alimentação fora do lar, ou, food service está em constante expansão e inovação das tendências da área. Segundo o Instituto FoodService Brasil (IFB), na última década o setor movimentou 170 bilhões de reais ao ano no Brasil.

Com a demanda de comer fora cada vez maior, o consumidor contribui para um crescimento significativo do segmento e as tendências para o food service também começam a mudar.

Para o gestor, acompanhar essas tendências para o food service será cada vez mais fundamental, já que aumenta também, o número de negócios abertos a cada ano, tornando a competitividade do mercado mais acirrada.

Transparência na cadeia produtiva

A transparência das marcas e das relações comerciais não é uma tendência exclusiva do food service, mas uma demanda geral dos novos consumidores. Para a área da alimentação, esse princípio deve englobar toda a cadeia produtiva.

Quando falamos em transparência na cadeia produtiva como uma tendência, é interessante pensar estratégias que valorizem a qualidade do produto e das relações com seus fornecedores e parceiros.

Muitos restaurantes estão adotando cozinhas abertas, ou, cozinhas de vidro, em que o cliente consegue visualizar como é feita a comida.

Além disso, programas de relacionamento com agricultores e outros fornecedores de insumo estão cada vez mais presentes nos restaurantes renomados e podem ser uma solução interessante mesmo para pequenos empreendimentos.

Restaurantes DIY

Seguindo a linha da transparência, o diy (do it yourself), ou, faça você mesmo, é uma tendência forte para o food service. Restaurantes que produzem parte dos ingredientes utilizados já tem o foco de muitos consumidores que prezam por essa consciência.

Uma horta própria no local, ou parcerias diretas com produtores próximos são um exemplo dessa tendência para o food service, bem como marcas que pensam soluções como produtos desenvolvidos para que o próprio consumidor faça seu alimento em casa.

Cardápios Sazonais

Seguindo a lógica de comportamento do consumidor que colabora para as tendências acima, respeitar a sazonalidade dos ingredientes e da matéria prima é algo de extrema importância.

Os restaurantes começam a criar cardápios rotativos, de acordo com os alimentos disponíveis na estação, como um cardápio de verão, ou, um prato especial, por exemplo.

Valorização do étnico e do regional

Assim como é importante respeitar a sazonalidade dos alimentos, a tendência de valorizar o étnico e o regional também ganha a atenção do consumidor. O restaurante precisa ter um conceito e valores que vão além do lucro para conquistar seu público.

Com tudo isso, marcas que respeitam e incorporam suas culturas de acordo com a região ou com sua identidade, como é o caso dos étnicos, estão por dentro dessas tendências para o food service.

Multi experiências: além do salão

Outra novidade interessante para o setor e que tem feito bastante sucesso com o público são as multi experiências. Ou seja, as experiências além do salão. E veja que não estamos falando somente do delivery como alternativa ao atendimento convencional.

Oferecer entregas já se tornou premissa básica dos food services! A tendência é criar outras experiências ao consumidor. Por exemplo, um restaurante oferecer também um container, um food truck ou uma versão menor de seu estabelecimento com outras propostas.

Cafés e bebidas especiais

Os cafés e as bebidas deixaram de ser coadjuvantes das refeições e ganharam a atenção do público. Tanto que muitas marcas investem em bares e cafeterias dentro de seus food services, aumentando seu ticket médio e criando novas experiências para o cliente.

Investir em cafés regionais, orgânicos ou especiais, de alguma forma, assim como criar bebidas diferenciadas e exclusivas, pode ser uma saída interessante.

Comida saudável e inclusiva

A comida saudável não é mais a salada, ou os legumes do buffet! Ela tem ganhado outra cara, seguindo um apelo de que para ser saudável não precisa ser ruim, sem sabor ou super light.

O consumidor mais consciente sabe que é possível fazer comida saudável de qualidade e vai exigir cada vez mais isso dos food services.

Os restaurantes mais antenados já estão disponibilizando opções low carb, gluten free, lactose free e mais, sem descaracterizar seu cardápio próprio ou sua identidade.

Pratos veganos e vegetarianos

Na mesma linha da comida saudável e inclusiva, uma forte tendência para os próximos anos é o aumento dos pratos veganos e vegetarianos.

O público, que está em crescente expansão, precisa ser conquistado não somente pelo poder de compra individual, mas pelo peso de decisão dos grupos sobre qual produto ou de qual local consumir.

Delivery

Como falamos, o delivery não é novidade, mas continua sendo uma tendência promissora do segmento.

O que muda é que a preocupação deve ser maior quanto às facilidades que um delivery deve proporcionar, como o delivery online, rastreamento de pedidos, pagamento digital e demais soluções em inovação que agreguem valor e praticidade.

Tecnologia e inovação

A tecnologia e a inovação são grandes tendências para o food service que englobam todas as áreas do restaurante: da compra de insumos à entrega dos pratos no salão ou via delivery.

Automação comercial, cardápios digitais, reservas online e soluções gerais na experiência do cliente são práticas responsáveis por conquistar e fidelizar novos clientes, além de melhorarem a rotina organizacional dos food services e trazerem mais credibilidade.

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