5 razões para investir em gestão de estoque

5 razões para investir em gestão de estoque

Fazer a gestão de estoque nem sempre é tarefa fácil! Com tantas demandas na rotina organizacional de um food service, é comum que essa área não ganhe tanta atenção do gestor. Esse erro é grave e deve ser evitado para o sucesso do seu negócio!

Mas, por que é tão importante investir em gestão de estoque? Confira as 5 principais razões e descubra por que o estoque do seu food service precisa de um sistema de gestão eficaz!

1. Custo-benefício

Vamos começar abordando um ponto decisivo para você, gestor. Por que investir em um sistema de gestão de estoque se você pode fazer isso de forma manual, usando planilhas e sem gastar nada?

A resposta é custo-benefício, termo tão valorizado pelo gestor e que, de fato, importa muito! Um sistema de gestão de estoque eficaz oferece um custo-benefício gigante em comparação aos métodos manuais de controle.

1.1 Automatização

É que com um sistema de gestão de estoque, os processos de controle são automatizados e funcionam de forma mais independente, sem que seja necessário o trabalho repetitivo, que demanda tempo e esforço da equipe responsável.

Com isso, você investe em uma solução que salva tempo para outras tarefas e funções operacionais e estratégicas, além de economizar recursos e evitar desperdícios, como veremos abaixo.

2. Ganho de tempo

Investindo na gestão de estoque automatizada, você ganha tempo para outras atividades, sejam elas operacionais ou estratégicas, já que o controle é feito de forma automatizada e os processos são padronizados.

Além de ganhar tempo no dia a dia, você não o gasta com os balanços e relatórios semanais ou mensais para acompanhamento do seu estoque, já que um sistema faz tudo isso para você e o melhor, sem falhas comuns de um sistema manual de controle.

3. Produtividade

Ganhando mais tempo, a produtividade da equipe também aumenta, pois seu time trabalha com mais segurança e sem se preocupar com questões pequenas e retrabalhos recorrentes de quando não se tem um sistema de gestão de estoque.

A produtividade aumenta porque não é mais necessário perder tempo com os registros em planilhas, checagem diária manual ou anotações de compras. Com um sistema de gestão de estoque é possível, por exemplo, integrar os dados de vendas e fazer o controle automático dos itens que saem para a lista de próximas compras.

4. Redução do desperdício

A gestão do estoque em seu food service vai gerar redução de desperdícios, seja de tempo, como já falamos, ou de produtos. Com um sistema de gestão de estoque eficaz, seu controle será muito mais rigoroso sem que haja tanto esforço da sua parte ou da equipe.

Você terá informações precisas quanto ao que realmente está faltando para, assim, saber a hora certa de realizar as compras e até poderá fazer a cotação online dos melhores fornecedores, se optar por um sistema como o F-Rest. Muito mais economia e melhor aproveitamento dos recursos!

5. Gestão estratégica

Com tudo isso, sua gestão se torna muito mais estratégica, pois você ganha segurança na tomada de decisões. Dados precisos, redução de falhas, controle transparente e independente, todos esses pontos vão te ajudar a tomar as melhores decisões.

Fazer a gestão de estoque eficaz é essencial para gerenciar todo o negócio. Sem ele, você pode estar perdendo dinheiro e a chance de fazer seu food service crescer e faturar mais!

Se você quer saber mais sobre soluções para gestão de estoque, entre em contato com o time de especialistas F-Rest e saiba quais as melhores opções para você!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Bitnami