6 passos para montar um cardápio de restaurante moderno e atrativo

6 passos para montar um cardápio de restaurante moderno e atrativo

Você deve ter percebido que, diferente de algum tempo atrás, a área do food service tem apostado em soluções mais inovadoras e modernas para conquistar o público. O cardápio de restaurante, por exemplo, deixou de ser “estático” e passou a apresentar uma proposta mais rotativa, temática e sazonal.

Alguns restaurantes apostam em estratégias de segmentação de cardápio para oferecer opções mais inclusivas e diferenciadas aos seus clientes. Com tantas opções na hora de inovar, é comum ficar confuso quanto ao seu menu.

Nesse momento, é importante considerar o perfil do seu negócio e as demandas do público-alvo do seu food service para elaborar um cardápio moderno, atrativo e, o mais importante, estratégico!

1. Comece definindo o que vai oferecer

Um cardápio de restaurante moderno e atrativo começa na cozinha! Se seu restaurante possui um chef, esse trabalho deve ser pensado em conjunto com ele e caso contrário, é interessante pensar em uma consultoria.

Os pratos devem seguir a proposta do seu restaurante, não queira incluir diversas opções aleatórias para “agradar” muita gente. Pense em alternativas que despertem o interesse do público sem perder a sua identidade e preze por uma margem de lucro interessante.

1.2 Cardápio especial

Como falamos, uma outra opção interessante é a criação de cardápios rotativos ou sazonais, que transmitam um ar de novidade aos clientes. Cardápio de verão, menu executivo diário e outras ideias podem enriquecer seu cardápio e aumentar as vendas.

2. Seja claro e objetivo sem perder o charme

Depois de definir as opções do cardápio de restaurante, é hora de pensar na disposição do material. É importante que ele seja objetivo, sem exagero de informações e que desperte no cliente o desejo de consumo.

Para conciliar a objetividade com o desejo pelo produto, descreva as opções de forma convidativa e criativa, deixando claro o que o cliente irá consumir caso escolha aquela opção e também instigando seu apetite.

3. Conte com um design funcional

Além do conteúdo do cardápio de restaurante, seu design é crucial para que o consumidor entenda e encontre o que deseja. Use linhas espaçadas e, se possível, prefira os ícones às imagens, pelo menos para os cardápios impressos.

Estudos indicam que o uso de cifrão e de números quebrados para os preços são menos atrativos, pois, dão ao cliente a sensação de “gastar” mais. Nesse sentido, dê preferência aos números redondos e exclua os centavos do seu cardápio.

4. Seja estratégico quanto à disposição dos itens

Ainda falando do design do cardápio de restaurante, pense na disposição dos itens de forma estratégica para que os pratos que deseja vender mais, saltem aos olhos dos consumidores.

Defina quais são esses pratos e coloque-os nos lugares mais chamativos do material, como o canto superior direito, por exemplo, ou box de destaque dentro do menu. Outra opção é destacar esses pratos e opções especiais com cores e fontes diferentes, seguindo sempre a identidade visual da sua marca.

5. Ofereça um cardápio de restaurante inclusivo e “democrático”

Um cardápio de restaurante moderno e atrativo deve levar em conta as demandas especiais do público. Isso inclui opções para dietas restritas e estilos de vida como o vegetarianismo e até o veganismo, nichos que vêm crescendo e exigindo mais do mercado.

Você pode ter cardápios próprios para esses públicos ou mesmo fazer sessões diferenciadas para destacar os itens que atendem à essa demanda. Pratos sem lactose, glúten free, opções kids e até a linha fit são ideias que podem ser trabalhadas para um cardápio completo e democrático.

6. Use a criatividade

A criatividade é sempre bem-vinda para chamar a atenção do público. Use-a para definir o formato do cardápio, pensando sempre se ele será prático para os consumidores e se cumprirá o dever de levar as informações necessárias de forma efetiva.

Uma ideia é usar outros canais, como porta guardanapos, painéis externos e até TVs no seu estabelecimento para fugir do convencional e mostrar o conteúdo do cardápio de forma dinâmica e interativa.

Além desses passos, uma dica valiosa para criar um cardápio de restaurante atrativo e moderno é a atualização constante. Acompanhe o mercado, as práticas inovadoras e o que os clientes estão buscando para oferecer o melhor sempre.

Se você gostou desse conteúdo ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário. E se preferir, entre em contato com a F-Rest! Temos um time de especialistas em food service sempre a disposição do seu negócio.

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Bitnami