7 dicas fundamentais antes de abrir um restaurante

7 dicas fundamentais antes de abrir um restaurante

O sonho de abrir um restaurante é uma realidade cada vez mais próxima e que vem sendo concretizada por muitos empreendedores ao longo dos últimos anos. No entanto, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel, muitos desses restaurantes fecham as portas antes mesmo de completarem dois anos.

É que abrir um restaurante precisa de planejamento, estudo de mercado,empenho constante, seu e de sua equipe, e claro, investimentos. Assim, manter um restaurante torna-se o maior desafio depois que o negócio foi aberto.

Para que o sonho de abrir um restaurante não se transforme em um pesadelo, existem alguns passos importantes a se seguir. Pensando nisso, reunimos nesse conteúdo as 7 dicas fundamentais antes de abrir um restaurante. Confira!

1. Tenha um plano de negócio

O plano de negócios é essencial em qualquer área e para o food service não seria diferente. É o plano que vai nortear seus investimentos, estratégias e ações em geral, por isso, tê-lo em mãos antes de abrir um restaurante é importante para que você já comece tudo de forma estruturada, organizada e bem direcionado.

Hoje, é possível contar com a ajuda de órgãos como o Sebrae e outros para desenvolvimento de um plano de negócios específico para restaurantes. Assim, você não tem desculpas para abrir um restaurante sem planejamento e de forma amadora.

2. Conheça o mercado

É fundamental que antes de abrir um restaurante, o empreendedor saiba onde está pisando. Faça um estudo desse cenário em âmbito geral e também local.Saiba quem são seus concorrentes e similares, que práticas estão sendo adotadas por eles, o que o setor oferece em inovação e demais informações úteis.

3. Conheça seu público

Além do mercado, antes de abrir um restaurante você vai precisar conhecer o seu público, fazendo um estudo demográfico das regiões em que pretende atuar e também na região em que seu negócio se encontra.

Essas informações vão te ajudar a pensar ações que vão desde a elaboração do cardápio até seu posicionamento nas redes sociais e demais estratégias de marketing e vendas.

4. Invista de forma estratégica

Tendo um plano de negócios, conhecendo o mercado e entendendo o perfil do seu público, vai ficar muito mais fácil investir o seu dinheiro de forma estratégica e com maior garantia de retorno.

Independente das áreas às quais os investimentos são destinados, você vai saber onde, como, quando e com quem investir, pois terá informações seguras para isso de acordo com seu plano, dados do mercado e do público.

5. Treine sua equipe

Para abrir um restaurante de forma profissional e oferecendo um bom serviço desde o início, uma equipe capacitada é indispensável. Nesse sentido, você precisa começar a recrutar seu time com tempo de folga da abertura, para que haja tempo para treinamentos e capacitação.

Apresente o cardápio, crie rotinas de diálogo e feedbacks da equipe e tudo que for necessário para oferecer um ótimo atendimento aos clientes, além da boa produtividade na cozinha e demais setores.

6. Avise os clientes

Com sua operação estruturada, pense na divulgação do restaurante e não deixe para começar a fazer isso de última hora, com seu negócio já aberto! Com base nos seus objetivos, perfil de público e identidade da sua marca, crie um plano de divulgação.

Nele, entram desde as estratégias online como offline para uma divulgação direcionada e que busque resultados concretos. Inclua nesse plano seu posicionamento online nas mídias sociais, etc. e comece a compartilhar seu negócio com o mundo!

7. Conte com as ferramentas certas para abrir um restaurante

Para que seu restaurante tenha uma performance profissional desde o começo da operação, não deixe para depois a informatização dos processos essenciais como o controle de estoque, de vendas e financeiro.

Conheça e pesquise soluções que te ajudem a ter maior organização, padronização e planejamento nos processos cotidianos e também na sua gestão. Isso vai refletir no serviço oferecido aos clientes e seu negócio já começa a funcionar com praticidade e credibilidade.

Gostou dessas dicas ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário e sinta-se à vontade para entrar em contato com o time de especialistas F-Rest, sempre disponível para ajudar você e seu food service a obterem resultados eficazes!

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