Como contratar um chef de cozinha ideal

Como contratar um chef de cozinha ideal

A contratação do chef de cozinha do restaurante não é uma tarefa fácil. Afinal, é ele quem vai coordenar a equipe! Ou seja, o sucesso da produção depende essencialmente da capacidade e desempenho desse profissional, individual e coletivamente.

Tamanha a importância dessa função, que existem alguns passos e dicas a se considerar antes de contratar um chef de cozinha para o seu restaurante ou food service. Confira!

Profissionais novos x Profissionais experientes

Ao começar a procurar por um chef de cozinha, você vai se deparar com diferentes perfis no mercado. De forma geral, os profissionais se dividirão entre os novos, recém formados e com pouca experiência prática e aqueles com maior tempo de formação e carreira.

Certamente que um profissional com mais experiência pode ter maior destreza para desempenhar a função de chef. No entanto, os profissionais mais novos podem ter mais facilidade em aprender, ambientando-se ao modelo de trabalho que você espera mais rápido.

Avaliando os currículos

Como tempo de carreira não é suficiente para determinar a capacidade dos profissionais, você precisará considerar o perfil que busca para essa vaga em específico. Pergunte-se:

  • Que tipo de profissional eu quero liderando a cozinha do meu restaurante?
  • Ele precisa ter uma postura mais firme ou flexível?
  • Que experiências essa pessoa precisa ter?

Com isso, monte a descrição da vaga considerando exatamente as atribuições necessárias, o perfil de candidato que irá aceitar e o que não seria interessante. Assim, você vai fazer uma seleção bem mais direcionada, evitando perder tempo ou demorar-se em questões que podem ser facilmente resolvidas com uma ficha de vaga bem planejada.

Faça testes práticos!

Como sabemos, o currículo não é tudo e, muitas vezes, o que está descrito ali não necessariamente corresponde à realidade. É por isso que vagas como a de um chef de cozinha precisam de avaliações práticas para serem efetivas.

Após fazer uma triagem de currículos, entrevistas e conversas para identificar os selecionados, faça testes práticos em sua cozinha usando um modelo de avaliação que leve em conta as atribuições que deseja colocar em prova.

Considerações das avaliações práticas

É claro que aspectos como nervosismo, ambientação à nova cozinha e demais fatores extraordinários não devem ser considerados como decisivos para uma avaliação mais limpa e assertiva. No entanto, fazendo um modelo de teste completo, você pode avaliar diversas habilidades e qualificações de cada profissional.

Ah! Também é importante fazer testes individuais e em grupos, afinal, você precisa de um chef de cozinha, alguém que tenha desenvoltura para trabalhar sozinho, mas também liderar, conviver em grupo e distribuir funções junto a você.

Conhecendo os talentos

Nem só as habilidades práticas devem ser testadas, chegou a hora de conhecer os talentos de cada candidato. Submeta-os aos testes de temperos, ingredientes, técnicas específicas e demais práticas que o selecionado precisará exercer no dia a dia da cozinha.

Esse é o momento de avaliar, também, a criatividade de cada um, sugerindo formas de preparo, pratos novos e apresentações diferentes ou de acordo com o que você espera.

Chef de cozinha: prova constante

Com a seleção já afunilada, você deve saber que mesmo tendo um bom profissional, ele precisará de capacitação constante para exercer o cargo com excelência. Invista nos treinamentos iniciais e no conhecimento desse profissional.

Eventos, cursos, oficinas e demais experiências de aprendizado na área são ótimas oportunidades para enriquecer sua equipe, buscando inovação e atualização constante do mercado. Isso só tem a somar pontos para o seu negócio!

Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e sinta-se à vontade para saber mais sobre gestão e automação de food services com nosso time de especialistas. Entre em contato e conheça as soluções F-Rest!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Bitnami