Estoque: saiba como manter sob controle

Estoque: saiba como manter sob controle

O estoque é uma das divisões mais importantes do food service. Seu controle é essencial para uma gestão financeira eficaz e um fluxo de caixa organizado.

Mas, será que é tão difícil manter o estoque sob controle sem complicar sua rotina organizacional?

Confira aqui algumas dicas para uma boa manutenção do seu estoque evitando desperdícios e fazendo o aproveitamento adequado dos recursos disponíveis.

Controle de estoque: organize o espaço físico

Sabemos que o controle de estoque requer muito mais do que os cuidados com o espaço físico do local, mas não podemos subestimar a importância dessa questão. Afinal, como você vai fazer o acompanhamento e balanço dos itens disponíveis e os que precisam ser renovados em um ambiente bagunçado?

Limpeza e disposição dos itens

Organizar o estoque também é importante para manter a integridade dos insumos e produtos armazenados no local. Preze pela limpeza do espaço, destinando cada item em seu lugar adequado, considerando questões de temperatura e ambiente de cada um, garantindo sua durabilidade e evitando perdas e desperdícios.

Sinalização

Outro ponto importante para a organização do estoque é a identificação dos itens com nome do produto, data de fabricação e de validade. Além de ser uma exigência dos órgãos de fiscalização, isso vai ajudar a rotina da equipe e a manutenção da qualidade dos produtos.

Estoque: Ideal x Seguro

Sempre ouvimos falar em estoque ideal e estoque seguro. Basicamente, o ideal diz respeito ao estoque econômico para fazer as vendas, ou seja, aquele composto por itens com maior saída e que geralmente já têm um padrão de compra: toda semana, ou, todo mês.

Já o de segurança, ou, “estoque morto” é aquele formado por insumos e produtos que nem sempre serão utilizados com tanta frequência, mas que você precisa ter em casos extraordinários.

Tenha o hábito de registrar tudo

Se você ainda não tem um sistema de estoque, é importante definir algum meio de controle, como planilhas e fichas que devem ser alimentadas diariamente com tudo que entra e sai do seu estoque.

Um sistema de gestão vai ajudar muito a fazer esse controle de forma ágil e integrada aos outros setores do seu food service. O custo-benefício em automatizar esse processo é significativo em termos de ganho de tempo, praticidade e segurança dos dados.

Use as fichas de estoque

As fichas de estoque podem ser simples e impressas, planilhas ou mesmo parte do seu sistema de automação. Elas servem para fazer o controle da movimentação de cada material do seu estoque, tanto dos itens que entram como dos que saem.

Geralmente, essas fichas são compostas pelo código do produto; sua unidade de consumo (kg, unidade, g, etc); um estoque mínimo, local de armazenamento, data e quantidade de entrada ou saída do item, valor de entrada, de saída e do total atual do estoque e valor de custo médio e anual desse produto armazenado.

Aposte nos balanços

Se você quer um controle eficiente do seu estoque, é preciso criar o hábito não somente de registrar e alimentar suas fichas e planilhas como o de fazer balanços e estatísticas mensais ou até semanais.

O que considerar nos balanços de estoque?

Nesses balanços, procure identificar: produtos que vendem mais, períodos de maior e de menor volume de venda, dias e períodos da semana em que determinados pratos têm maior ou menor saída e se existem combinações preferidas dos clientes como um prato que costuma sair junto com determinada sobremesa, ou bebida, por exemplo.

Tudo isso deve ser avaliado, fazendo parte do seu banco de dados, seja ele manual ou dentro de um sistema. Essas informações darão base às suas estratégias de gestão e com o tempo vão ajudar a reduzir os gastos, investindo com mais segurança.

Controle de estoque eficaz

Um controle de estoque eficaz, geralmente requer um investimento alto, por isso, uma boa gestão financeira deverá priorizar iniciativas para reduzir e evitar gastos excessivos!

Por estar essencialmente ligada à gestão financeira, a gestão do estoque precisa facilitar a rotina do estabelecimento e não complicá-la. Assim, deve ser um instrumento que colabore para aumentar a receita do seu food service.

Pensando em investir no seu controle de estoque? Considere um sistema de automação comercial especializado em seu segmento. Entre em contato com o time de especialistas F-Rest, tire suas dúvidas e encontre a solução mais adequada para o seu negócio.

Boas vendas!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Bitnami