Gestão de fila em restaurantes: Como diminuir o tempo de espera?

Gestão de fila em restaurantes: Como diminuir o tempo de espera?

Que empresário não gosta de ver a casa cheia? Ter um bom fluxo de clientes movimentando o negócio é um sinal de que as coisas vão bem, mas a demora no tempo de espera e da fila em restaurantes pode ser um indício de falta de organização.

Essa demora no tempo de espera, muitas vezes, é o fator decisivo na tomada de decisão do cliente em voltar ao estabelecimento, ou não. Assim, fazer uma boa gestão de fila em restaurantes é fundamental.

Pensando nisso, reunimos as principais dicas para não somente diminuir o tempo de espera como usá-lo a favor do seu restaurante para tornar a experiência do cliente mais agradável e ter a casa sempre cheia. Confira!

Como diminuir o tempo de espera com uma boa gestão de fila em restaurantes?

Como já falamos em outros artigos do blog: Gestão de Restaurantes: 5 passos para o sucesso, a gestão é fundamental para o sucesso do negócio. Assim, uma boa gestão administrativa deve incluir todos os detalhes do funcionamento do negócio, como é o caso da fila e do tempo de espera.

Para isso, uma série de fatores deve funcionar em harmonia a fim de reduzir o tempo da fila. Entre eles estão o treinamento e entrosamento da equipe, a organização dos setores, sendo a cozinha o principal deles, o bom funcionamento dos sistemas, etc.

Diminua o tempo de espera com o atendimento perfeito

Uma boa gestão de fila em restaurantes deve levar em conta a qualidade no atendimento e é por isso que sua equipe deve ser capacitada e bem treinada. Todos os funcionários devem conhecer o cardápio e o restaurante como um todo.

Conhecendo os pratos e drinks, sabendo tudo sobre o funcionamento da casa e havendo uma boa interação entre o time, o ritmo do atendimento se torna mais ágil e a qualidade do serviço aumenta.

Invista em treinamentos que tenham a agilidade como foco não só no momento de anotar pedidos e servir as mesas como também no preparo dos pratos, onde a cozinha deve estar em harmonia.

Conte com a tecnologia para reduzir o tempo de espera

Além do treinamento da equipe, contar com o auxílio das ferramentas certas vai te ajudar a reduzir o tempo de espera. É que alguns sistemas de comandas, controle de vendas e até de mapeamento do salão contribuem com sua organização e otimizam o tempo.

Quando o assunto é gestão, como já falamos nesse artigo: Controle financeiro em restaurantes: 5 dicas para fazer do jeito certo ter um bom sistema de vendas funcionando vai garantir um encerramento de mesa rápido e eficaz, principalmente se integrado a outros programas utilizados por você como clube de descontos, vouchers, etc.

Também é importante contar com um serviço que ofereça suporte 24h e tenha soluções rápidas para eventuais problemas e adversidades. Na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio, priorize as que ofereçam suporte e treinamento para sua equipe.

Conheça o seu movimento

Muitos empresários são pegos de surpresa por não conhecerem o movimento de seu restaurante, o que pode prejudicar não só o atendimento como também o controle de estoque do negócio: Como fazer o controle de estoque em restaurantes e bares? 6 dicas. 

É claro que existem dias atípicos, mas fazer o acompanhamento de perto vai te ajudar a estar prevenido e preparado para os picos de fluxo de salão e também de delivery.

Observe de perto seu fluxo de caixa, o volume de vendas por dia e o comportamento do seu cliente (Quanto tempo, em média, ele permanece no restaurante?). Faça um balanço dessas informações para definir os dias de maior movimento e esteja preparado.

Às vezes, o problema com o tempo de espera está no tamanho do salão e até da cozinha, que fica sobrecarregada tentando administrar pedidos no restaurante com os do delivery.

É por isso que conhecer o negócio de perto vai ajudar na organização e na redução do tempo de espera, seja para diminuir a divulgação em dias de pico ou para contratar freelancers, se necessário.

Gestão de fila em restaurantes: Abrace as oportunidades

A gestão de fila em restaurantes inclui ser criativo e aproveitar as oportunidades, assim, esse é o momento de ganhar o cliente oferecendo um bom ambiente de espera com música, lugares para sentar e até oferecendo uma bebida ou cortesia.

A transparência também é fundamental para que o cliente não se sinta prejudicado. Instrua sua equipe para repassar o tempo médio de espera e preparar o cliente para que não haja frustrações.

Ficou com alguma dúvida quanto a gestão de fila em restaurantes? Deixe seu comentário e confira nossos outros conteúdos sobre administração de restaurantes. Temos uma equipe especializada para te ajudar, entre em contato e fale conosco!

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