Gestão de Restaurantes: 5 passos para o sucesso

Gestão de Restaurantes: 5 passos para o sucesso

Se você tem um restaurante, sabe que a gestão do negócio pode ser um desafio! Pensar em cada processo que a operação demanda, cuidar do financeiro e ainda ser um bom líder para a equipe exige tempo e planejamento, mas não precisa ser difícil.

Hoje, com um bom planejamento, as ferramentas certas e organização, a gestão de restaurantes deixa de ser uma preocupação para ser sua principal aliada no crescimento do seu negócio.

Pensando nisso, reunimos nesse artigo os 5 passos para o sucesso do seu restaurante através de uma boa gestão. Confira!

1. Tenha um plano

Pode parecer óbvio ter um plano de negócios, mas muitos donos de restaurante acabam abrindo as portas sem sequer colocar tudo no papel. Esse é um erro que pode e deve ser evitado de forma simples.

Para isso, invista um tempo para definir as metas e objetivos do seu negócio e inclua estratégias para alcançá-las. Nessa hora você pode contar com o auxílio de um profissional ou mesmo começar com planilhas básicas que vão auxiliar na sua organização.

2. Conheça seu público e o mercado

Atente-se ao seu público. As estratégias que vão levar seu restaurante ao sucesso devem considerar o perfil de cliente que você deseja atingir e o mercado no qual você está inserido.
Para conhecer seu público, saiba mais sobre a região onde seu restaurante se encontra, faça pesquisas de satisfação, avalie suas redes sociais e a interação dos consumidores com sua marca, enfim, utilize as informações disponíveis a seu favor.

Também é essencial acompanhar o mercado, seus concorrentes, similares e parceiros para estar sempre por dentro das tendências, novidades e práticas de mercado. Isso vai te ajudar a inovar tanto na gestão do negócio quanto nas estratégias de venda.

3. Gestão de restaurantes: a equipe é importante

Um bom gestor precisa de uma boa equipe e é por isso que a liderança é tão importante na gestão de restaurantes. Nesse sentido, esteja sempre aberto ao que seus funcionários têm a dizer, já que eles vivenciam o dia a dia do negócio e muitas vezes trazem questões que passariam despercebidas por você.

Desde o atendimento até o pessoal da cozinha, procure criar um ambiente de interação e valorize cada colaborador para que estejam interessados e dispostos a buscar o sucesso do seu restaurante junto com você!

4. Conheça seus gastos e lucros

Isso não é novidade para você, mas o sucesso do restaurante não diz respeito somente ao seu faturamento, ou, quanto entra no caixa, certo? É por isso que conhecer e entender cada gasto, despesas e investimentos é tão importante.

Acompanhe de perto cada processo do seu restaurante para saber quanto eles custam para você. Do aluguel, contas com estrutura até insumos e ingredientes devem ser avaliados e colocados no papel para uma boa gestão.

Nesse sentido, conheça e tenha bons fornecedores, procure negociar sempre e preze pela otimização do consumo buscando a economia e uso consciente dos recursos do seu restaurante.

A equipe pode ajudar muito nesse aspecto, por isso o ponto anterior é tão importante. Tudo isso entra no seu plano e deve ser levado em conta na hora de definir preços, planejar novos investimentos e fazer o controle financeiro, claro.

5. Aproveite as facilidades do mercado em seu benefício

Todos os pontos que trouxemos podem ser melhor executados com a ajuda das ferramentas oferecidas pelo mercado. Quem tem um restaurante sabe a diferença que faz um sistema de comandas, uma plataforma de delivery e os softwares de gestão.

Com eles, você facilita seu dia a dia, economiza tempo e recursos como a contratação extra para realizar atividades que podem ser automatizadas. Essas ferramentas, principalmente as de gestão, são uma boa pedida e não demandam tanto investimento como antes.

É que a tecnologia e o mercado evoluíram a ponto de oferecer essas soluções por valores acessíveis e de forma personalizada, trazendo muito mais praticidade para os restaurantes devido às vantagens que trazem para a área gastronômica.

Você sabe o que é melhor para o seu negócio

Pesquise, avalie e encontre a melhor opção para o seu negócio de acordo com o plano, os objetivos e metas que vão dizer no que e quanto investir seu orçamento!

Tem alguma dúvida sobre gestão? Deixe seu comentário e acompanhe o blog F-Rest para ficar por dentro de conteúdos direcionadas para a sua área. Temos um time de especialistas à sua disposição. Entre em contato!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Bitnami