Restaurante delivery: entenda o que é e por que utilizar

Restaurante delivery: entenda o que é e por que utilizar

Já reparou em como os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à agilidade e praticidade quando o assunto é prestação de serviços?

Na área do food service, essa demanda fez com que o serviço de entregas deixasse de ser uma exclusividade de determinados segmentos como, por exemplo, pizzarias para ser uma realidade dos mais diversos tipos de restaurantes e até bares, bistrôs e cafés.

Afinal, o que é um restaurante delivery? É preciso investir muito? Quais os principais benefícios? Essas são perguntas frequentes e que vamos responder neste conteúdo. Confira e descubra se um restaurante delivery é uma solução para você e seu negócio!

O que é um restaurante delivery

Diferente do que muitos empresários pensam, um restaurante delivery pode ser uma solução mais fácil de se implantar do que parece. O que configura um restaurante delivery é a entrega de comida e demais produtos oferecidos pelo estabelecimento.

Restaurantes que operam exclusivamente no formato de entregas já são uma realidade crescente. Eles não oferecem o serviço de salão e focam somente na produção para delivery, com um sistema próprio de entregas ou usando as ferramentas que o mercado oferece, como o iFood, SpoonRocket ou UberEats, por exemplo.

É difícil montar uma operação delivery?

Estruturar uma operação de entregas para um restaurante delivery requer sim bastante planejamento, mas não necessariamente é um processo caro ou complicado. Assim como qualquer novo projeto dentro de uma empresa, um plano de negócio bem feito vai ajudar!

Os principais pontos a serem considerados antes de ter um restaurante delivery são a capacidade produtiva da sua cozinha, o treinamento dos funcionários envolvidos, os canais de venda e de divulgação e a logística das entregas, de forma geral. Por isso, antes de começar, questione-se e defina os seguintes pontos:

  • Minha cozinha tem estrutura em termos de espaço, armazenamento e utensílios para aumentar a produção já existente. Ou, se o restaurante for novo, a cozinha dá conta de uma produção prática e rápida como o delivery exige?
  • Tenho funcionários suficientes e bem treinados para desempenhar uma boa execução e atendimento quando os pedidos aumentarem?
  • Como vou divulgar o meu delivery? Onde e como vou receber os pedidos?
  • Qual sistema pode ajudar mais na gestão do meu delivery? Posso contratar um sistema de automação para facilitar minha operação?
  • Quanto à logística: Sistema de entregas próprio? Empresas terceirizadas? Plataformas de venda online com serviço de entregas?

Essas são perguntas que você deve responder com um planejamento prévio e considerando seu poder de investimento, o tamanho do seu restaurante, o público que deseja atingir e outras questões pertinentes.

Restaurante delivery: uma demanda do novo consumidor

O comportamento do consumidor muda e no food service essas mudanças são percebidas pela busca por mais rapidez, praticidade, conforto e segurança nas relações com as empresas. Por isso o delivery tem sido a escolha do público que tem pouco tempo ou opta por não sair de casa para se alimentar.

Não fique para trás!

Seja por escolha própria ou pela correria do dia a dia, o cliente busca no delivery um misto desses valores e se seu restaurante ainda não tem a opção de entregas, pode ficar de fora na tomada de decisão do público.

Com o crescimento pela procura do serviço de entregas, um restaurante delivery deixou de ser um diferencial e passou a ser exigência, fazendo com que os restaurantes que ainda não o oferecem percam destaque para a concorrência que implantou o serviço.

Benefícios de um restaurante delivery

A importância do delivery não se resume às preferências do público, mas engloba, também, vantagens e ganhos, como:

  • Número de vendas interessante mesmo em dias de pouco movimento de salão;
  • No caso dos restaurantes exclusivamente deliveries: Redução de gastos com funcionamento e estrutura do espaço (energia, aluguel, funcionários e outros);
  • Seu produto chega a lugares e pessoas que talvez você não atingiria somente com o restaurante físico.

Como facilitar minha operação?

Para que toda a operação delivery seja facilitada e você possa se preocupar com o que realmente importa, é fundamental contar com as ferramentas certas. Hoje já existem sistemas de automação exclusivos para delivery, como o F-Rest, que possui funcionalidades focadas nesse tipo de operação.

Com um bom planejamento, um sistema eficiente e organização cotidiana, seu delivery tem muito mais chances de ser um sucesso e aumentar o seu faturamento. Comece já a colocar em prática esse plano para vender mais ou começar um novo negócio.

Para ajudar nesse momento, conte com o time de especialistas F-Rest e tire suas dúvidas sobre gestão e automação para food services. Aproveite, também, para conhecer nosso blog e saber mais sobre o tema!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Bitnami