5 razões para capacitar seus colaboradores e lucrar com isso

5 razões para capacitar seus colaboradores e lucrar com isso

Em um mercado cada vez mais competitivo, capacitar seus colaboradores tem se mostrado uma boa estratégia para garantir maiores lucros no fim do mês. O setor de alimentação fora do lar, ou food service, está em expansão crescente e é preciso acompanhar a maré para manter seu negócio competitivo.

Neste sentido, a capacitação dos colaboradores pode ser a carta na manga que vai determinar o crescimento dos seus lucros. Os motivos para investir em treinamentos vão muito além de apenas ter uma mão de obra qualificada, sendo traduzido também em uma valorização da sua empresa pelos clientes e pelos funcionários.

Abaixo, separamos os 5 principais motivos que você tem para capacitar seus colaboradores e como pode lucrar com isso. No final, uma informação bônus para te ajudar a escolher os melhores cursos.

1. Redução de erros e custos

Quem investe em capacitação para seus funcionários poderá aproveitar uma redução de custos. Com o time bem treinado e alinhado sobre o padrão de qualidade da empresa, fica muito mais difícil cometer equívocos durante a produção que podem gerar prejuízos.

Ao minimizar os erros de produção, você impede desperdícios de tempo e insumos, além de evitar um eventual mal-estar com cliente.

2. Maior produtividade

A produtividade também é uma vantagem importante trazida pelas capacitações de time. Isso porque profissionais capacitados trabalham mais e melhor.

É claro que isso não significa que essas pessoas vão passar a trabalhar mais horas de um dia para o outro. Mas, com processos bem-definidos e profissionais bem-instruídos, o trabalho vai ser realizado de maneira mais ágil e com menos entraves.

3. Valorização dos esforços

Outro ponto importante da capacitação é que, por meio dela, o empreendedor consegue demonstrar que valoriza os esforços do seu time e pode recompensá-los de acordo.

Ao investir no treinamento de um profissional, a empresa demonstra que valoriza e conta com ele a longo prazo. A capacitação funciona como um voto de confiança no funcionário, um investimento que ele com certeza levará em consideração dali em diante.

4. Mantenha-se competitivo

O mercado de food service está passando por um processo de inovação, com novas tecnologias e estratégias sendo aplicadas a todo o momento para garantir a satisfação do cliente.

Neste sentido, a capacitação dos colaboradores é um trunfo para o currículo de cada profissional, mas também para o restaurante que conta com uma nova expertise em sua produção.

5. Seja referência

No fim do dia, o melhor cartão de visitas para o seu restaurante é o serviço prestado por sua equipe.

Assim, quem deseja transformar o negócio em uma referência de bom atendimento e boa comida, não pode deixar de investir no treinamento de quem está responsável pela geração de valor dentro do restaurante. É preciso contar com os melhores profissionais para poder oferecer o melhor serviço do mercado.

Bônus: como escolher um curso

Se você já se convenceu que capacitar seus colaboradores é o melhor caminho para garantir os lucros, deve estar agora se perguntando como escolher um treinamento. Nessa hora, é preciso apostar em uma instituição de renome e tradição.

É importante acompanhar os principais canais de informação e facilitadores do food service, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Food Magazine, por exemplo, que divulgam as novidades em cursos e eventos da área em seus sites.

Você vai encontrar diversas empresas e profissionais responsáveis por oferecerem consultorias, assessorias e treinamentos que aprimoram a capacitação da sua equipe. Opções de curto e longo prazo, pagas e gratuitas.

Um exemplo de empresa para capacitação de equipes no food service é a Sanity, que oferece 8 cursos nas modalidades de ensino presencial e a distância. As capacitações têm diferentes temas e durações, passando pelas diversas áreas da produção de alimentos.

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