5 práticas sustentáveis para seu restaurante

5 práticas sustentáveis para seu restaurante

Falar em práticas sustentáveis para seu restaurante não é mais um assunto para o futuro. Hoje, o mercado e os consumidores pedem que os negócios e as marcas tenham valores para compartilhar e, assim, a sustentabilidade tornou-se um valor recorrente.

Mesmo que não seja uma pauta exclusiva do food service, pensar em práticas sustentáveis para seu restaurante é necessário para, além de fortalecer a marca, implantar soluções que beneficiem a organização interna e contribuam com sua gestão financeira.

Como, então, unir o útil ao agradável sem ter que gastar muito e, pelo contrário, economizar recursos quando o assunto é sustentabilidade? Separamos 5 práticas sustentáveis para seu restaurante aqui neste conteúdo.

Confira e comece a experimentar a sustentabilidade como um potencializador para o sucesso do seu negócio!

1. Redução das embalagens

Para começar a aderir às práticas sustentáveis para seu restaurante, uma ótima saída é a redução do uso de embalagens. Seja na compra de produtos ou no momento de servir os clientes ou fazer entregas.

Procure opções mais sustentáveis com seus fornecedores, como embalagens com menos plásticos, alternativas com refis e produtos à granel, se possível.

Você pode fazer esse tipo de substituição em diversas etapas da operação, desde a área da produção ou limpeza, até o momento de servir os clientes e embalar os produtos para delivery.

Sabe os talheres enrolados em guardanapos de papel + plástico tão comuns em self-services? Você pode deixar só o guardanapo ou, por que não, tirar os dois? Pequenas ações fazem muita diferença a médio e longo prazo e pode ter certeza que vão chamar a atenção dos clientes.

2. Aproveitamento de alimentos

Aproveitar os alimentos de forma integral pode ser uma ótima maneira de implantar práticas sustentáveis para seu restaurante. Dependendo do seu cardápio, muitos itens podem ser utilizados em outros preparos, fazendo uma cozinha inteligente e sem desperdícios.

Abacaxis usados em sucos, por exemplo, podem ter suas cascas utilizadas em chás servidos como cortesia aos clientes. Uma forma de reduzir o desperdício e melhorar o atendimento.

No caso dos talos de couves e outras verduras, quem sabe criar um suco especial? A lógica aqui é usar a criatividade criando opções que não vão te dar custos significativos, sempre prezando pela manutenção da qualidade.

3. Economizando água e luz

Atenção aos equipamentos e seu uso correto, principalmente dentro da cozinha: Freezers e geladeiras costumam gastar mais. Esses equipamentos e maquinários, quando desregulados, podem representar um gasto muito grande de energia.

Faça vistorias e manutenção com frequência e oriente sua equipe para o uso correto e sustentável de água e de luz, procurando, sempre que possível, alternativas criativas e inovadoras!

4. Aderindo à tecnologia

Ações simples como a troca do papel pelo sistema eletrônico fazem muita diferença e são práticas sustentáveis para seu restaurante, que merecem sua atenção. Além disso, hoje já existem soluções em aplicativos e redes que proporcionam um destino mais sustentável ao alimento que seria jogado fora em seu food service.

Procure as opções disponíveis e escolha as mais viáveis ao seu negócio para não perder dinheiro e ser mais sustentável quanto ao destino dos alimentos que costumam sobrar.

5. Equipe consciente

Ter uma equipe consciente está entre as práticas sustentáveis para seu restaurante! Pois é, quase não pensamos nisso quando falamos em sustentabilidade, mas, de que adianta mudar diversas atitudes e implantar soluções se sua equipe não vestir essa camisa?

Treinamentos e diálogos constantes sobre o tema são sempre bem-vindos, tanto para que o time entenda a importância da consciência de cada um, quanto para frisar questões como o uso correto de água e de luz citados acima.

Práticas sustentáveis para seu restaurante: pequenas ações valem a pena!

Comece já a incluir essas e outras práticas sustentáveis para seu restaurante colher os frutos de uma postura correta e inovadora. Por mais que algumas ações pareçam pequenas, elas farão a diferença no caixa e em sua imagem com os clientes.

Para mais conteúdos sobre gestão de food services, acesse o blog F-Rest. Também temos um time de especialistas à sua disposição para tirar dúvidas ou encontrar a melhor solução em automação para você. Entre em contato!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami