5 sinais de que você precisa de ajuda com o controle financeiro

5 sinais de que você precisa de ajuda com o controle financeiro

Muita gente franze a testa só de ouvir falar em controle financeiro. Parece algo super complicado e impossível de alinhar completamente, principalmente quando o assunto é food service.

Mesmo assim, os problemas na rotina organizacional não param de surgir só pelo fato de que você evita pensar neles e isso pode te fazer perder tempo e dinheiro com um controle financeiro que não funciona.

Quer saber se esse é o seu caso? Veja os 5 sinais que reunimos neste conteúdo para identificar se você precisa de ajuda com seu controle.

Você não está separando suas despesas pessoais das contas da empresa

1ª regra do controle financeiro: não misture as contas pessoais com as contas da empresa! Esse é um erro grave que pode comprometer seu caixa e o seu negócio. Claro que é comum ter dificuldade em separar as despesas no começo, mas isso se resolve com alguns hábitos e a ajuda das ferramentas certas.

Se for usar planilhas, você vai precisar dedicar um tempo em sua rotina para alimentá-las e fazer um balanço periódico. Um software de controle financeiro será um grande aliado nesse momento.

Também vale reforçar o uso de contas bancárias diferentes e fazer a retirada de um salário mesmo para os sócios. Fale com seu contador e encontre a melhor maneira de se organizar.

Para os pequenos e microempreendedores também vale procurar auxílio de órgãos como o SEBRAE, aplicativos e outras ferramentas, além dos softwares específicos para fazer o seu controle financeiro.

Susto com os pequenos gastos

Um sinal de que seu controle financeiro não está indo bem são aqueles sustos ao analisar os pequenos gastos. Eles não parecem mais tão pequenos assim, não é mesmo?

É que é comum deixarmos passar alguns custos que parecem inofensivos, mas que a longo prazo comprometem seu caixa. Para evitar isso, não deixe passar nada! Tenha todos os custos registrados, se possível, por um sistema de controle financeiro eficaz e integrado.

Assim, você vai acompanhar todos os gastos e despesas de perto, sem se assustar quando contabilizar o mês, por exemplo.

Falta de atenção com a oscilação do mercado

Outro sinal de que você pode estar precisando de ajuda com seu controle financeiro é o despreparo quando o assunto é a sazonalidade do mercado. Sabemos que existem épocas do ano, períodos do mês e da semana em que o volume de vendas cresce ou cai.

Quando o assunto é a oscilação do mercado, você precisa estar atento e ter um planejamento para os picos de venda e os períodos em que as vendas baixarem. Por isso, tenha um calendário próprio considerando possíveis datas e fatores que alteram seu volume de vendas e afetam seu faturamento.

Atuando na prevenção, você vai poder fazer um planejamento para não ser pego de surpresa pela oscilação do mercado!

Você não sabe quanto custa sua produção

Esse erro é grave e representa mais um sinal de que seu controle financeiro está precisando de ajuda! É preciso saber quanto custa cada item do seu cardápio, além de todos os custos fixo0s e despesas com o restante da operação.

O uso de fichas técnicas, um controle de estoque eficiente e o acompanhamento rigoroso da produção e dos custos envolvidos são necessários para que seu financeiro seja eficiente e lide com os números reais, não somente suposições.

Seu fluxo de caixa é uma bagunça

Sabe aqueles meses em que o faturamento é maravilhoso e você fecha o mês muito bem? E quando logo depois você acaba ficando no vermelho ou quase não tem lucro? O desespero é normal, mas não pode acontecer mais!

Se seu fluxo de caixa for bagunçado e desequilibrado, todo o seu controle financeiro também será. Para evitar esse tipo de problema, além de acompanhar de perto o fluxo do seu negócio, investir em um sistema de controle financeiro pode ser uma solução de ótimo custo-benefício.

Se você se identificou com 1 ou mais pontos deste post, talvez esteja na hora de procurar ajuda e encontrar o melhor sistema para o seu food service.

Nessa hora, conte com o time de especialistas F-Rest, nossos profissionais estão sempre a sua disposição. Vamos fazer o seu negócio ter mais sucesso? Fale com a gente!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami