A importância do giro de mesas no faturamento do seu restaurante

A importância do giro de mesas no faturamento do seu restaurante

Quando a pauta é gestão de food services, muitos aspectos administrativos são considerados. No entanto, o giro de mesas pode passar despercebido, não recebendo a devida importância que tem no faturamento do negócio.

Afinal, o que é o giro de mesas e no que ele influencia dentro do seu restaurante? Para entender sua importância, desenvolvemos esse conteúdo que deve tirar todas as suas dúvidas sobre giro de mesas e o quanto ele é determinante para o faturamento do negócio.

O giro de mesas no cálculo do faturamento

O giro de mesas é a capacidade de mensurar o número de clientes atendidos em uma única mesa da casa em determinado período de tempo, como um dia ou um turno do restaurante.

Você consegue saber quantos clientes sentaram, consumiram e deixaram as mesas do seu estabelecimento nesse período específico, calculando o tempo de permanência e quanto foi consumido.

Esses números são importantes para saber se seus clientes estão ficando tempo demais na casa, impedindo que outros clientes consumam. Além de poder identificar possíveis falhas no atendimento, que pode ser o fator agravante do tempo nesse caso.

Giro de mesas e ticket médio na previsão do faturamento mensal

O ticket médio é a média de consumo dos clientes no seu restaurante. O cálculo é feito com base em um determinado período de tempo em que são somadas todas as vendas, dividindo esse total pelo número de clientes do período.

Assim,  se em um dia sua loja vendeu R$5 mil para 100 clientes, você saberá que seu ticket médio é de R$50. Mas é importante reunir informações de períodos mais seguros para a definição dessa média de valor, como 15 dias ou 1 mês sem adversidades.

Fica fácil perceber, então, que quanto maior o ticket médio aliado ao giro de mesas equilibrado, maior será seu faturamento. O desafio, agora, é ter um bom giro de mesas sem prejudicar o conforto e satisfação dos seus clientes.

Giro de mesas vs. Experiência do cliente

Como ter um bom giro de mesas sem interferir na qualidade da experiência do cliente? É simples! Conheça seu público, treine seus funcionários e conte com ferramentas que auxiliam a administração do seu salão, como o mapeamento de mesas.

Conhecendo o perfil do seu cliente

É fundamental que você conheça e saiba como se comporta o seu público, traçando um perfil geral e outros subperfis de público para entender as expectativas e demandas que cada um deles terá em relação ao produto e ao serviço prestado por você.

Observe, avalie e esteja sempre analisando o público frequentador da casa, ouvindo suas sugestões e feedbacks para aproveitar as informações que eles dão. Garanta que sua equipe também conheça o cliente do seu restaurante e trabalhe para melhor atendê-los.

Atendimento estratégico

Os garçons e atendentes são vendedores do negócio e devem fazer isso de forma estratégica para um giro de mesa equilibrado, sabendo identificar fatores como pressa, demandas especiais, e preferências dos clientes que sentam nas mesas.

Fazendo isso, o atendente consegue vender melhor os produtos mais adequados para satisfazer as necessidades de cada cliente, podendo sugerir itens do cardápio de forma estratégica para que o giro seja maior sem que o cliente sinta-se pressionado.

Equipe preparada

Além de conhecer o público, é essencial para a equipe, ter uma performance ágil e profissional para que o giro de mesas não seja prejudicado. Uma equipe preparada deve ser rápida, ao mesmo tempo que não deixa faltar atenção e cordialidade aos clientes.

Ferramentas que ajudam a administrar o giro de mesas

Como você pode ver, o giro de mesas é muito importante e determina muito do faturamento do food service, por isso, quanto mais organizada for a gestão deste giro, melhor será o seu desempenho.

Hoje, existem ferramentas que podem te ajudar a fazer todo o mapeamento das mesas do seu restaurante, o que facilita e otimiza o atendimento e o caixa, salvando tempo para que o giro dependa da experiência do cliente e não da demora da sua equipe, por exemplo.

Sabendo da importância do giro de mesas para o seu faturamento, talvez seja o momento de considerar soluções de automação que ajudem você e sua equipe a conhecer melhor o negócio e ter controle das questões que influenciam as vendas e a gestão do negócio.

A F-Rest oferece soluções como estas para diversos tipos de negócio na área de food service. Entre em contato para tirar suas dúvidas e comece agora a otimizar o desempenho do seu restaurante com ferramentas inovadoras no mercado.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e aproveite para ler mais sobre gestão de negócios gastronômicos acessando nosso blog. Boas vendas e bom faturamento para você!

 

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