Aprenda com os consumidores do seu restaurante

Aprenda com os consumidores do seu restaurante

Que os clientes são essenciais para o funcionamento de um negócio, nós já sabemos. Mas, pra você, quão importante é a opinião dos consumidores do seu restaurante? Pensar sobre isso é essencial para aproveitar as oportunidades de melhorias e aumento das vendas.

É que os consumidores do seu restaurante podem trazer diferentes perspectivas sobre o produto e o serviço oferecidos por você e que muitas vezes não são levados em conta.

Afinal, é normal fazer uma ideia de quem é seu público e agir de forma intuitiva. No entanto, quando você realmente ouve o que seu cliente está dizendo, pode aprender com ele e se beneficiar disso.

A importância do feedback dos consumidores do seu restaurante

Hoje ficou muito mais fácil saber o que os consumidores do seu restaurante estão dizendo sobre você. Avaliações em redes sociais e aplicativos como o iFood, TripAdvisor e Facebook são exemplos disso.

Se os consumidores do seu restaurante não estiverem satisfeitos com um pedido ou com a forma que foram atendidos, certamente você ficará sabendo rapidamente.

Entendendo a opinião dos clientes

É importante ouvi-los não só para saber se estão fazendo críticas, como para entender o que desejam, quais suas preferências e demandas e, assim, poder trabalhar de forma preventiva e não remediando crises e problemas.

Como sabemos, o cliente é o responsável pelo lucro, logo, o que ele pensa deve ser levado em conta para que você possa oferecer produtos e formas de atendimento que o agradem. Claro que o conceito do seu negócio e seu modelo de trabalho não devem ser moldados somente pelo que pensam os consumidores do seu restaurante, mas é sempre bom ter um equilíbrio entre o que você deseja vender e o que os clientes querem comprar!

Ouça sua equipe

Quem faz o meio campo entre você e seus clientes? A equipe de atendimento, certo? Pois bem, muitos gestores se esquecem disso e não conversam com sua equipe para saber o que os clientes estão falando, ou pedindo.

Um bom gestor deve priorizar certa proximidade e dar abertura para sua equipe trazer os feedbacks mais relevantes dos consumidores do seu restaurante. Por isso, pergunte sempre e acompanhe de perto como está o serviço e questione os atendentes quanto ao que dizem os clientes.

Muitas vezes, você vai descobrir que um prato que nem imaginava é mais procurado do que aquele em que você apostava mais. Nessa hora, ter um bom sistema de vendas também vai te ajudar – e muito – a fazer o balanço do que é mais vendido e quando é mais vendido.

Acompanhe de perto

Acompanhar de perto significa não só conversar com seus atendentes ou acompanhar as vendas pelo sistema, mas observar e conhecer os consumidores do seu restaurante.

Perceba se estão fazendo críticas muito recorrentes, esteja por perto, ouça os comentários no momento de fechar a conta e encontre formas de estar sempre por dentro do que acontece no seu restaurante!

Mostre aos consumidores do seu restaurante que a opinião deles importa!

Não basta ouvir o que os consumidores do seu restaurante estão dizendo, é preciso levá-los em conta na hora de definir as estratégias de venda, o que também será uma ótima oportunidade de mostrar a eles o quanto você se importa.

Crie promoções baseadas nas preferências do público, faça combos mixando os produtos que mais gostam e que são pedidos juntos, por exemplo. Mas vá além, veja o que demanda o público em termos de formas de pagamento e considere incluir outras, se for o caso, como por exemplo vales refeições e outras bandeiras de cartão.

Você também pode ser criativo e desenvolver ações como um “dia do cliente” em que faz os pratos mais pedidos, ou cria opções com base nas sugestões dos consumidores do seu restaurante.

Dá para aprender bastante com seu público! O importante é saber ouvi-los e também ouvir o seu time, ser estratégico e estar sempre por dentro do que acontece em seu restaurante.

Para mais conteúdos como este, acesse o blog F-Rest e sinta-se à vontade para contatar nosso time de especialistas, sempre a sua disposição. Boas vendas!

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