Aprenda como fazer o controle de caixa perfeito

Aprenda como fazer o controle de caixa perfeito

Saber quanto entra em seu caixa é importante, mas, será que você conhece todas as informações de saída? Um controle de caixa perfeito deve considerar o equilíbrio entre essas duas categorias de movimentação e o mais importante, que você saiba exatamente com o que gasta e o que ganha diariamente.

Para entender melhor como isso funciona na prática, reunimos aqui as principais dicas para um controle de caixa perfeito. Confira e veja como aplicar no seu food service!

Registre tudo que for possível diariamente

O controle de caixa do seu food service só será perfeito com dedicação diária constante. Pois é! Além de lançar o que é vendido ao longo do dia, é preciso tirar um tempo para fazer os demais registros diários, tanto de entrada, quanto de saída, sabendo separar essas duas categorias. Por exemplo:

Entrada

  • Vendas do seu food service;
  • Receitas não operacionais;
  • Recebimento de dívidas e pendências dos clientes.

Saída

  • Pagamento de fornecedores;
  • Pagamento de impostos e contribuições;
  • Pagamento de aluguel e contas fixas;
  • Pagamento de salários e benefícios aos colaboradores;
  • Investimentos em marketing.

Registre as operações financeiras por categoria

Quando falamos em itens de entrada, as vendas do seu food service precisam ser detalhadas e os registros não devem usar termos genéricos. Um controle de caixa perfeito exige que você dê atenção aos detalhes e leve a sério os registros que faz.

Os detalhes importam!

Por que isso é importante? Bom, se você tem um café, por exemplo, e registra a venda de uma torta de palmito como ‘salgado’, ou, vende um pedaço de bolo de chocolate trufado como ‘bolo’, como vai saber, ao final do mês, qual produto foi mais vendido ou qual não teve saída considerável?

A riqueza de informações permite que você consiga entender melhor o seu negócio, o comportamento dos seus clientes e até a margem de lucro dos produtos que vende. Com esses dados, você pode considerar a variação dos preços e até a retirada de alguns produtos do cardápio.

Atenção para registros de saída também

Esse empenho em detalhar os registros de entrada, devem ser colocados também no registro de saída para um controle de caixa eficiente e que ofereça dados cada vez mais seguros para sua gestão financeira.

Tenha uma rotina para o controle de caixa

Com tantos detalhes e riqueza de informações exigidas para um controle de caixa perfeito, se você não tiver uma rotina operacional para cuidar disso, ele não será eficiente e as informações que você vai ter não serão seguras.

Para evitar esse problema, além dos registros de venda ao longo do dia, crie uma rotina diária para registro das outras informações de entrada e saída de caixa, corrigindo possíveis erros e conferindo o balanço diário. Além disso, faça o balanço mensal com regularidade!

Defina alguém da equipe como responsável

Se não for você quem fará o controle de caixa do seu food service, é preciso definir alguém de sua equipe como responsável por esse trabalho. É importante que seja a mesma pessoa a fazer o controle para evitar duplicidade de informações e erros quanto a padronização do que é lançado, como o mesmo produto com diferentes nomes, por exemplo.

Crie um padrão para lançar as informações

A padronização das informações lançadas no seu controle de caixa é que vai evitar problemas na hora de fazer o balanço, pois, evitam dados duplicados, confusões quanto o significado de determinada sigla ou abreviação, por exemplo, e mais.

Automatize seu controle de caixa

Para o controle de caixa perfeito, a automação é um grande passo, já que diminui as chances de erro operacional e cumpre com as demandas já citadas anteriormente: registros por categorias detalhadas, padronização de dados e rotina financeira organizada.

Para a automação do controle de caixa do seu negócio, encontre o software que lhe ofereça o melhor custo-benefício, em termos de suprir as demandas do seu food service e caber no seu bolso.

Se você tem dúvidas sobre qual software atende melhor às demandas do seu negócio, confira nosso blog post: Como escolher o melhor sistema para restaurantes? Ou, se quer saber mais sobre as soluções F-Rest, entre em contato com nosso time de especialistas, sempre disposto a ajudar você e seu food service a crescerem!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami