Começar um novo negócio é um desafio para nós empreendedores. E, quando o assunto é food service, existem cuidados indispensáveis para se destacar no mercado e conquistar o seu público.
Um dos principais desafios é a construção do seu cardápio. Como o coração do seu restaurante, o menu exala a sua essência e, ao mesmo tempo, deve corresponder às necessidades do mercado e satisfazer seus clientes.
Pensando em colaborar na construção do seu cardápio para restaurante, elaboramos um artigo completo para você. Confira!
Como começar um cardápio
A primeira coisa que você deve lembrar na construção do seu cardápio para restaurante é o seu conceito. O que você irá oferecer definirá o seu restaurante e o direcionamento de suas estratégias de marketing. Além disso, sua cozinha até a gerência terá que estar conectada com a sua escolha.
Para quem será seu estabelecimento? Seu restaurante será regional ou uma lanchonete que preza por bons preços? Algo prático ou uma experiência gastronômica?
Durante a definição do seu conceito, considere alguns pontos como:
Compra e orçamento de mercadorias
Qual público do seu restaurante? Entender quem serão seus clientes é o primeiro passo para definir sua identidade e, assim, entender e definir no que você investirá no seu menu. Além disso, a logística de compras e armazenamento são essenciais para a tomada de decisão do seu cardápio para restaurantes.
Materiais e utensílios
Imagina prometer um grandioso café da manhã para seus clientes no cardápio do seu restaurante, mas não possuir uma chapa grande para atender a demanda?
Compreender quais materiais e utensílios estão à sua disposição, pode ser um bom caminho para definição do seu cardápio para restaurante. Caso você esteja iniciando tudo do zero, confira o que o seu orçamento possibilita investir.
Marketing
Entender onde o mercado está aquecido, qual a demanda do público e como oferecer a melhor experiência para o seu cliente pode afetar a construção do cardápio para restaurante.
Compreenda o seu cliente e entenda onde você poderá oferecer as melhores soluções.
Construção do seu cardápio para restaurante
Após definir qual será seu conceito, equipe, materiais, logística e estratégias de marketing, chegou o momento de você construir como será o seu cardápio.
Para te ajudar no seu empreendimento, listamos o que não pode faltar:
- Tipo de cardápio: à la carte, table d’hote ou misturado;
- Diversifique: insira o básico, mas não se esqueça dos acompanhamentos, saladas ou carnes que serão característicos do seu negócio;
- Defina os preços;
- Utilize elementos visuais para despertar o interesse do seu cliente;
- Automatize e explore tecnologias para facilitar a experiência do seu cliente;
Cardápio de mesa digital é uma das tendências para o seu restaurante. Ofereça uma solução segura, onde seu público possa acessar direto no celular as opções do seu menu.
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Como inovar no seu restaurante
Muito além de oferecer um excelente cardápio para o seu público, administrá-lo e colocá-lo em prática também é um desafio.
Para isso, algumas tecnologias podem te atualizar em como inovar no seu cardápio para restaurante. E uma delas é o autoatendimento.
Visando evitar demora no atendimento e modernizar a experiência do seu cliente, oferecer cardápio digital em tablets ou totem podem tornar a realização do pedido muito mais autônoma.
O que antes era feito no papel, passa a ser centralizado com uma excelente gestão de informação. Aqui temos 10 fatores para seu restaurante se destacar da concorrência, confira!
Outras vantagens de aderir o cardápio digital, são:
- Economia com impressão
- Facilidade na cobrança
- Atualizar preços
O que não pode faltar
Ter seu próprio negócio não é um desafio fácil, por isso, separamos alguns pontos que você não pode esquecer durante toda sua jornada como empreendedor em food service.
Calcule os preços com atenção
Caso seu serviço não esteja precificado de maneira correta, você pode gerar prejuízos ou até mesmo afastar a concorrência. Por isso, conte com ferramentas de gestão para que suas compras, gastos e lucros estejam bem acompanhados.
Ofereça uma boa experiência para o seu cliente
Atender bem seu cliente e ser coerente com o que sua proposta oferece pode não só atrair mais público, como também fidelizar quem já conhece o seu restaurante. Por isso, não economize em boas recepções, atualizações de mercado e bom atendimento.
Diferenciais que fazem a diferença
Detalhes que fazem a diferença podem elevar o nível do seu restaurante. Ofereça valores nutritivos do seu cardápio, ofereça opções vegetarianas e veganas, além de sinalizar alimentos passíveis de alergias, como leite, glúten, ovos, frutos do mar, etc.
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Por fim
Começar o seu restaurante pode ser um grande desafio, mas com uma boa estratégia de definição da sua identidade e investimento eficaz em parceiros de marketing e administração, o processo pode se tornar mais prático.
Comece pelo seu cardápio para restaurante e atraia, conquiste e fidelize seus clientes. Com um bom estudo de mercado e entregas de qualidade, seu restaurante está a um passo do sucesso.
E, na hora de administrar e oferecer soluções ágeis e tecnológicas para a experiência do seu público, conte com a F-Rest, o sistema que oferece controle de vendas, estoque e financeiro para Food Service.
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