5 benefícios que você não sabia sobre automação comercial

5 benefícios que você não sabia sobre automação comercial

A automação comercial é uma prática que vem sendo adotada por empresas dos mais diversos segmentos. Ela não só facilita o dia a dia organizacional como também traz economia de tempo e recursos, além de contribuir para tomadas de decisão mais seguras.

Se você tem um food service ou qualquer tipo de comércio, confira aqui os 5 benefícios da automação comercial que podem ajudar no crescimento do seu negócio!

O que é automação comercial?

Automação é o nome dado para a prática de padronizar e programar processos organizacionais para evitar o trabalho e retrabalhos manuais, fazendo, como o próprio nome diz, a automatização desses processos.

Na prática, a automação comercial busca a economia de tempo e recursos para uma gestão mais prática, ágil e segura, já que consiste em programas e softwares que cuidam e asseguram informações do seu negócio, seja em relação ao estoque, às vendas ou à área financeira, de forma geral.

1. Gerenciamento de estoque eficaz

O gerenciamento de estoque é um dos pontos mais complexos de um estabelecimento comercial, pois, para que seja eficaz, é preciso fazer uma combinação de informações de compra e venda, e saber exatamente quanto você gasta e quanto você vende de determinado produto para poder comprar na quantidade e tempo certos.

Você não quer comprar mais do que precisa nem deixar faltar produtos aos clientes, certo? Com a automação comercial é possível adquirir sistemas que contabilizam seu estoque e fazem a integração deste com seu caixa, apontando a saída de insumos conforme a venda.

Além disso, softwares como o F-Rest possibilitam que esse controle seja feito por setores, além da cotação eletrônica de fornecedores com pedido de compras automático, inventário e relatórios que facilitam a gestão.

2. Ponto positivo para o controle fiscal

Cuidar da parte burocrática não é tarefa fácil! Fazê-lo no manual, então, pode ser um transtorno. Por isso, outro benefício em ter um controle de estoque eficaz com automação comercial é ter também seu controle fiscal registrado e organizado para facilitar a emissão de notas e a programação de pagamentos a fornecedores, funcionários e afins.

3. Economia de tempo e dinheiro

Com funcionalidade como as do gerenciamento de estoque, a automação comercial gera uma grande economia de tempo e de dinheiro, já que você deixa de perder ou comprar produtos de forma desnecessária por má organização, por exemplo.

Além disso, por automatizar os processos, você não perde tempo acompanhando e registrando informações no manual, pois o próprio sistema te dá ferramentas como relatórios e balanços periódicos.

4. Segurança de informação

Com a automação comercial suas informações ficam mais seguras, já que os softwares oferecem ferramentas como o fechamento de caixa “às cegas” e você decide quem tem acesso aos dados específicos de compra e venda.

Isso faz com que você trabalhe de forma mais segura e reduz falhas humanas comuns como os erros de pedidos e solicitações de compras, informações incompletas e outros problemas.

5. Mais segurança na tomada de decisão

Com as informações organizadas e seguras, você consegue ter um planejamento saudável e estruturado do seu negócio, o que dá base para tomadas de decisão certeiras. Você tem estrutura para escolher os melhores fornecedores, datas e formas de realizar os processos com base em números e dados reais do negócio, sem trabalhar na incerteza!

Viu quantos benefícios a automação comercial pode trazer ao seu negócio? Existem muitas outras vantagens em trabalhar com softwares de automação comercial e deixar o manual pro que realmente precisa de atenção: o crescimento do seu negócio.

Para saber mais, acesse nossos outros conteúdos e entre em contato com o time de especialistas F-Rest, temos a solução perfeita para o seu food service!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami