Como evitar fraude no fechamento do seu caixa

Como evitar fraude no fechamento do seu caixa

Em grandes ou pequenos restaurantes, é comum haver diferenças no fechamento do caixa uma vez ou outra, mas se os números não estão batendo com frequência, você pode estar sofrendo fraudes no fechamento do seu caixa.

Como evitar esse tipo de fraude e com o que você deve ficar atento? Confira aqui e fuja de fraudes no fechamento do caixa do seu food service!

Fraude no fechamento do seu caixa: como identificar?

Se o seu food service não é uma grande rede ou franquia, é muito comum que ele esteja mais vulnerável às fraudes no fechamento do caixa. Mas, o que você não pode fazer é vista grossa para pequenas diferenças e erros quanto ao controle financeiro.

Muitas vezes, não nos preocupamos ou não procuramos investigar delitos, sumiços de mercadoria e até as diferença de pequenos valores ao contabilizar o fechamento de cada dia, mas, a longo prazo isso pode representar um prejuízo significativo para o seu negócio.

Para identificar as fraudes no fechamento do seu caixa, você precisa estar atento e acompanhar de perto o fechamento, pelo menos no início da implantação de sistemas de controle de caixa ou da entrada de novos funcionários responsáveis.

Os balanços também são essenciais para identificação de fraudes, já que permitem visualizar curvas e oscilações de entrada e saída, além de dar uma visão mais ampla do seu fluxo.

O controle financeiro e o controle de estoque automatizados serão seus aliados nesse momento, já que oferecem dados seguros e concretos, desde que executados por profissionais confiáveis, bem treinados e supervisionados pela gerência.

Equipe bem estruturada

Antes de qualquer coisa, é preciso ter uma equipe estruturada, seja ela grande ou formada por você e mais um funcionário. O que importa é que cada um tenha sua função estabelecida, principalmente no que diz respeito às transações financeiras.

O ideal é ter um funcionário exclusivo para o caixa, cumprindo seu turno específico e bem orientado para exercer as atividades relacionadas aos recebimentos e saída de dinheiro. Também é importante que esse funcionário saiba executar o sistema de vendas escolhido, bem como ser apto a solucionar eventuais problemas.

Formalidade nas relações

Além de estruturar bem a sua equipe, é fundamental estabelecer certa formalidade nas relações de liderança para o restante do time. Isso porque é comum em muitos restaurantes que a equipe seja tratada como uma grande família, o que pode prejudicar o monitoramento e a punição das fraudes no negócio.

Controle do fluxo de caixa

Como já falamos, controlar o fluxo de caixa é o ponto-chave, básico e fundamental para identificar e evitar as fraudes no fechamento do seu caixa. Por isso, além de acompanhar de perto, ter um responsável de confiança e fazer os balanços, a automação comercial vai ajudar a eliminar as chances de sofrer deste problema.

Automação comercial completa

Procure uma solução em sistema que ofereça o fechamento às cegas, ou seja, um fechamento de caixa em que somente você ou a pessoa responsável tenham acesso aos números finais e a abrir o caixa novamente.

Além disso, prefira um sistema que integre todas as vendas do seu restaurante, seja ela presencial ou de delivery e delivery online para evitar qualquer tipo de erro ou fraude.

Tenha uma política de liderança

Muitas pesquisas indicam que a maioria dos casos de fraudes e furtos é justificada pelos funcionários como algum tipo de vingança ou justiça a um salário baixo ou chefe ruim, por exemplo.

Por isso, mais do que pensar em políticas punitivas, é essencial ter uma postura de liderança que dê o exemplo e estimule uma cultura ética e honesta em sua empresa.

Por último, e não menos importante, para evitar fraudes no fechamento do seu caixa, tenha uma liderança ativa e crie políticas de prevenção e monitoramento, bem como treinamentos e afins.

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Ah! Se quiser saber mais sobre automação comercial para o seu food service, não hesite em contatar nosso time de especialistas.

Boas vendas!

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