Como montar um serviço de delivery no seu restaurante?

Como montar um serviço de delivery no seu restaurante?

Se você tem um restaurante e ainda não trabalha com entregas, é muito provável que esteja sentindo a cobrança do público pelo delivery. O modelo de vendas cresceu muito nos últimos anos, sendo aderido até por bares e restaurantes mais sofisticados.

Esse cenário vem sendo favorecido pelo surgimento dos aplicativos de delivery e pela demanda do público que busca cada vez mais praticidade, conforto e segurança em seu dia a dia, por isso, se seu Food Service não se adequar, pode ficar pra trás.

Mas, será que montar um serviço delivery é algo muito complicado? Pensando em solucionar essa questão e facilitar seu planejamento, desenvolvemos esse conteúdo com tudo que é essencial para montar um serviço de delivery. Confira!

Organização e planejamento no serviço de delivery

A organização e o planejamento são essenciais para um delivery lucrativo, por isso, antes de iniciar a operação, é preciso que todos os processos estejam padronizados e compreendidos pela equipe.

Tenha um plano com tudo que será necessário para o funcionamento do serviço de entregas e inclua nisso o treinamento do seu time para evitar confusão na cozinha, já que, provavelmente, a produção será dobrada.

Definição do modelo de entregas

A definição do modelo de entregas é um passo importante para montar um serviço de delivery. Para tomar a melhor decisão, avalie entre a contratação de um entregador fixo, a terceirização de um autônomo ou de uma empresa especializada.

Geralmente as empresas terceirizadas são uma boa opção, pois oferecem maior cobertura de entregas e você paga apenas pelo serviço prestado, eliminando gastos fixos que podem não compensar os dias de baixo movimento, por exemplo.

Equipe preparada para o serviço de delivery

Converse com sua equipe para explicar toda a operação delivery e os processos nos quais cada membro estará envolvido. Da cozinha até o atendimento e serviço de entregas, todos devem estar alinhados com o serviço para desempenhar um bom trabalho.

A Definição dos produtos do delivery: Cardápio Estratégico

Para montar o cardápio, elimine as opções que podem não se adequar muito bem ao formato de entregas por questões de logística. Geralmente, pratos com muitos molhos ou de consumo imediato não são boas pedidas ou precisam de alguns ajustes.

Para definição de um cardápio de delivery estratégico, pense no seu modelo de negócio e perfil de público. Se seu restaurante abre durante o dia, inclua opções mais atrativas para o almoço como combos e kits de refeições prontas, por exemplo.

Escolha das melhores embalagens

As embalagens devem ser escolhidas de acordo com o cardápio e buscando manter o aspecto natural dos alimentos e sua temperatura adequada.

Aproveite-as para divulgar sua marca já que o produto de delivery é o canal entre o cliente e seu restaurante. Por isso, seja criativo e inclua sua logo e identidade visual em itens como guardanapos e a própria embalagem de viagem.

Tenha a tecnologia como aliada

Para um serviço de delivery eficiente e lucrativo, não faltam ferramentas de mercado que poderão te auxiliar, desde os aplicativos de venda online até os programas de automação e controle.

Tanto para salão quanto delivery, um bom sistema de comandas vai ajudar a minimizar erros e falhas humanas que levam à insatisfação dos clientes como troca e perda de pedidos, atrasos e afins.

Plataformas de pedidos online

As plataformas de pedidos online são ótimas pedidas quando o assunto é a praticidade do cliente e sua organização interna. Além de aumentarem sua visibilidade de mercado, elas oferecem relatórios e informações que te ajudam a mensurar o desempenho das vendas.

Automação para restaurantes

Os sistemas de automação para restaurantes vão otimizar sua operação e os processos, tanto de vendas quanto de controle de estoque e financeiro. Eles ajudam na padronização dos procedimentos e controle geral de tudo que acontece.

Automatizar esses processos vai economizar tempo e recursos, além de melhorar a experiência do cliente do serviço de delivery, que busca rapidez, segurança e praticidade na hora de escolher onde fazer seu pedido.

Comece já

Agora que você já viu como pode ser prático e lucrativo trabalhar com o serviço de delivery, comece a implementar o modelo de vendas em seu restaurante. Destaque-se no mercado aproveitando os recursos tecnológicos disponíveis e aumente seu faturamento.

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário e saiba mais sobre os planos da F-Rest para restaurantes entrando em contato com o nosso time de especialistas em automação e administração de restaurantes.

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  1. muito bom as explanação sobre organização para iniciar um delivery. ..tenho um restaurante com minha esposa e gostaria de dicas para crescermos. ..ja estamos a 10 anos no ramo. ..

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