Controle financeiro em restaurantes: 5 dicas para fazer do jeito certo

Controle financeiro em restaurantes: 5 dicas para fazer do jeito certo

O que determina o sucesso de um negócio? Será que o faturamento ao final do mês é quem vai dizer se seu negócio está indo bem? Bom, se você tem um restaurante, sabe que não é bem assim!

O faturamento é só uma pontinha do desempenho do restaurante. Saber e entender quanto entra, o volume de vendas, o ticket médio e lucro por cada prato e conhecer os gastos são parte do controle financeiro.

Mas sabemos que é um desafio fazer a gestão do restaurante e conseguir um controle financeiro eficaz, não é mesmo? Pensando nisso, criamos esse conteúdo para você que que busca dicas de como fazer um controle financeiro do jeito certo. Vamos lá!

1. Observe e acompanhe o fluxo de caixa

Pra começar do básico, vamos falar do caixa. Você deve saber quanto entra diariamente em seu restaurante, mas será que você sabe exatamente quanto sai do seu caixa todos os dias?

O fluxo de caixa é fundamental para um bom controle financeiro. Por isso, registre tudo que entra e sai do seu caixa e escolha um período para fazer o balanço desse fluxo.

Seja diário, semanal ou mensal, o fluxo pode ser feito desde o método manual anotando na ponta lápis como de forma mais profissional por meio de planilhas ou de sistemas, o que é mais recomendado para minimizar erros e ter um fluxo organizado.

2. Priorize a gestão financeira do seu restaurante

Não adianta, se você quer ter uma boa gestão, é preciso priorizar o financeiro e acompanhá-lo de perto. Dedique parte das suas atribuições diárias para ficar por dentro de todos os gastos, despesas e faturamento do seu negócio.

Muitos empresários acabam fazendo a gestão de forma desorganizada e além de não fazerem os registros corretos no livro de caixa, acabam misturando outras despesas com as de seu negócio. Nunca caia nesse erro se você busca bons resultados!

3. Calcule o custo das mercadorias vendidas (CMV)

Uma das principais métricas utilizadas por restaurantes é o cálculo de CMV, que pode ser feito para alimentos e bebidas produzidas na casa. Para fazê-lo, determine um período de tempo e reúna as informações de seu estoque, ou, inventário.

Feito isso, realize o cálculo da seguinte forma: estoque inicial + estoque comprado – estoque final. Com o monitoramento frequente dessa métrica, é possível identificar se há necessidade de mudar seus fornecedores, ou, se poderia comprar menos produtos, por exemplo.

E por falar em estoque e inventário, neste artigo: Como fazer o controle de estoque em restaurantes e bares- 6 Dicas nós separamos as principais dicas para fazer um controle de estoque eficaz, confira e coloque em prática para administrar melhor as compras do seu restaurante!

4. Defina seu Ticket médio

O ticket médio define qual a média de consumo de cada cliente e conhecê-lo permite visualizar melhor o fluxo de caixa. Com ele, você também pode pensar seu cardápio de forma estratégica para aumentar esse número e gerar mais lucros.

Para calculá-lo, você deve usar o valor total de vendas diárias e dividi-lo pela quantidade de clientes do dia, ou determinar um período maior de tempo para fazer o cálculo.

Dessa forma, se em um dia seu restaurante vende R$5.000 e a quantidade de clientes nesse dia foi 200, o ticket médio do seu restaurante é R$25.

5. Tenha um sistema de controle financeiro

Um sistema de controle financeiro vai servir para automatizar diversos processos práticos e estratégicos que a gestão financeira demanda. Eles podem ser personalizados de acordo com o perfil e características do seu restaurante.

Com eles, você economiza tempo, otimiza os processos e reduz as chances de erros e desorganização que teria ao fazer o controle manual e individual do seu financeiro. Por isso, se a compra de um sistema for viável para você, vale a pena investir.

Viu como dá para fazer um bom controle financeiro de forma organizada? Além de facilitar seu dia a dia, essas dicas devem servir para que você possa dedicar mais tempo a outros aspectos do seu negócio e também programar melhor seus investimentos.

Quer saber mais sobre automatização de controle financeiro ou tirar dúvidas sobre o tema? Entre em contato com a F-Rest e aproveite, também, para conferir nossos outros conteúdos. Boas vendas!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami