Food Service: oportunidades para começar o seu negócio!

Food Service: oportunidades para começar o seu negócio!

Com a expectativa de crescimento em 28% no ano de 2022, o setor de food service no país vem em ascendência nas rotinas brasileiras e acompanhando os novos hábitos dos consumidores. Em 2021, sua alta bateu os 21%, totalizando R$176,3 milhões. Os dados são de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, a ABIA.

Com o ritmo voltando ao normal desde que a pandemia começou, os estabelecimentos que oferecem serviços de alimentação, como bares e restaurantes, voltam a entrar na lista de empreendimentos com perspectiva de crescimento. 

Se você está pensando em oportunidades para começar o seu negócio e pensa em um Food Service, confira o artigo completo!

O que é Food Service?

Os serviços de alimentação, conhecidos como Food Service, é a oferta de alimentação fora de casa, que é feita, especialmente, para o seu consumidor final. 

É importante lembrar que estabelecimentos que realizam delivery também classificam-se neste segmento. O que define é a comida ter sido feita fora de casa e, não necessariamente, consumida fora de casa.

Sendo a ABIA, antes da pandemia, o setor de food service obtinha uma taxa de 6% a 7% de crescimento ao ano.

Neste contexto, o espaço para food service no mercado vem aumentando com a cultura do “comer fora de casa”. Cada vez mais pessoas buscam experiências gastronômicas, refeições práticas, rápidas e sem perder o leque de opções.

Importante citar também que em 2019, o Brasil tinha 11,7 milhões de pessoas morando sozinha, maior número desde 2016, o que reverbera diretamente no mercado de food service. Nunca foi tão fácil pedir um almoço via aplicativo, não é?

Tipos de Food Service

Para atender um público diverso, existem diferentes formas de oferecer o serviço de alimentação. Confira alguns:

1 – Comercial

É o clássico que já conhecemos! Esse tipo de food service tem como objetivo oferecer, diretamente, a venda de refeições ao consumidor final. Aqui estão os restaurantes, padarias, churrascarias ou buffets, por exemplo. 

O Autoatendimento por QR oferece uma experiência muito mais prática para o seu cliente sem precisar de altos investimentos como totens, confira o que a F-Rest pode oferecer para o seu negócio.

2 – Comercial Serviço

Aqui a oferta de serviço de alimentação é um valor agregado. Podemos citar os hotéis, que possuem sua segmentação principal, mas pode também possuir um restaurante que ofereça o valor agregado.

3 – Comercial Alternativo

Você já passou por um posto de gasolina e parou para pegar um café? É o que acontece quando a oferta de alimentação ao consumidor final é uma fonte alternativa de lucro

Oportunidades no setor de Food Service

Se a demanda aumenta, as oportunidades também! Mas com um mercado diverso como o de food service, entender quais são as principais tendências em 2022 pode te ajudar a dar o primeiro passo no começo do seu novo negócio.

Uma delas é o setor de alimentação saudável que, em ascensão na pandemia, levantou a preocupação em manter a saúde e bem-estar na dieta, além de trazer os ingredientes naturais para o topo do cardápio.

Em conjunto à alimentação saudável, os produtos artesanais e ingredientes orgânicos também ganharam destaque. Venda local e produtores regionais conquistam o seu espaço dentro do mercado e são cada vez mais buscados. 

Outros cuidados com a saúde do consumidor, como dietas restritivas, que incluem intolerantes à lactose, glúten e diabéticos também são cuidados importantes para quem deseja começar o seu negócio no segmento de food service. 

Descubra o passo a passo para identificar o conceito do seu restaurante aqui!

Como se diferenciar no mercado de food service 

Acompanhar as tendências é muito mais do que entender que tipo de cardápio você deve oferecer. Entender como se adaptar às novas tecnologias e se manter atualizado aos novos hábitos do consumidores é um processo de muita importância para entregar valor ao seu cliente. 

Inclusive, temos um texto para você saber tudo sobre como montar o seu cardápio para restaurante. Clique aqui e confira!

As inovações tecnológicas para o segmento de food service são variáveis como, por exemplo, o controle de fluxo de caixa ou programas e sistemas para armazenar informações dos clientes. 

Listamos 7 inovações tecnológicas para o seu food service, confira:

  1. Controle de vendas
  2. Auto atendimento através de QR Code
  3. Aplicativo Delivery
  4. Comanda eletrônica através de smartphone e tablet 
  5. App para acompanhamento das vendas
  6. Comanda eletrônica através de sua máquina de cartão
  7. Controle de Franquias

Todos esses serviços são oferecidos pela F-Rest, não importa o tamanho do seu restaurante, vamos ajudá-lo a administrar. Clique e obtenha uma demonstração grátis.

Delivery de food service

Falando em tecnologia, uma das principais ofertas aos novos hábitos do consumidor é o serviço de delivery

O serviço de delivery ganha destaque no Brasil e lidera na América Latina, de acordo com o balanço do site Statista (publicado pela Revista Exame), o país foi responsável por 48,77% dos pedidos em 2020.

Dentro aqueles que utilizam delivery, 94% utiliza aplicativos, de acordo com pesquisa do Instituto Qualibest. Então, se você deseja oferecer uma experiência para seu consumidor final de alimentação em casa, utilizar aplicativos é essencial.

Entenda o mercado, seu consumidor e não deixe de aproveitar as inovações e oportunidades que o mercado oferece para você começar o seu novo negócio. 

Tecnologias para o seu negócio você conhece aqui na F-Rest. Clique e descubra como podemos ser seu parceiro.

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami