Gestão de compras e estoque: saiba como otimizar!

Gestão de compras e estoque: saiba como otimizar!

 

Para fechar a margem de lucro, não basta um bom controle financeiro e uma carteira de clientes fiéis. Aplicar gestão de compras na sua empresa afeta diretamente a sua lucratividade. E, nem sempre é fácil encontrar a estratégia que funcione dentro do seu sistema.

Foi a partir dessa necessidade que expandiram-se departamentos de compras e ferramentas de gestão eficazes em ser o olho do dono na operação do negócio.

E quando a pauta é essa, a F-Rest é especialista. Separamos algumas orientações sobre gestão de compras para o seu negócio. Confira!

Moderando uma gestão de compras eficiente

Nada funciona sem planejamento! Essa etapa é essencial em diferentes operações, mas aqui temos que ter um cuidado maior: o que é essencial para a execução do meu serviço? 

O acompanhamento da demanda das suas vendas é o primeiro passo para um planejamento eficiente. Além disso, a gestão do seu estoque deve andar lado a lado. Desta forma, integre as informações e obtenha os primeiros insights.

A plataforma de gestão inteligente do seu negócio, a F-Rest, possui entre as suas utilidades um excelente controle de estoque. Acesse e confira!

Mas o que a integração dessas informações pode me gerar de insight? Listamos aqui 5 exemplos:

  1. Sazonalidade do negócio
  2. Necessidade de um departamento de compras para acompanhar a demanda
  3. Qual o meu melhor período de venda?
  4. Preços dos insumos 
  5. Planejamento a longo prazo do negócio 

Ciclo de compras: o que devo acompanhar?

Depois do planejamento, temos que acompanhar o nosso ciclo de compras, onde o estoque e as vendas fazem parte. Aqui o cuidado é balancear esses dois fatores para uma boa gestão. Imagina deixar de oferecer seu produto por falta de estoque?

Fique de olho nos desvios e desperdícios! Conheça a ferramenta de estoque da F-Rest.

Com um controle rigoroso no ciclo de compras, você garante um fluxo de vendas onde há sempre a reposição necessária dos produtos e margem positiva de lucro. 

Outras vantagens interessantes deste acompanhamento rigoroso são as oportunidades de negociação. Com um excelente controle de estoque, você poderá negociar valores com seus fornecedores.

Seu estoque não pode ficar vazio

Uma boa gestão de estoque pode fazer uma grande diferença entre o lucro e prejuízo da sua empresa. Seu objetivo deve ser sempre equilibrar compras, armazenagem e entregas, movimentando o ciclo da mercadoria. 

Além disso, a gestão de estoque também colabora no prazo de pagamento. Você precisa estar atento à compatibilidade com o recebimento dos clientes. 

Separamos algumas dicas para você construir um check-list de gestão de estoque:

  1. Processos de recebimento para validar as entregas;
  2. Inventários periódicos;
  3. Verificação diária;
  4. Pesquisa de fornecedores a partir da sua necessidade;
  5. Carteira de bons distribuidores;

Use a tecnologia ao seu favor

Já repetimos algumas vezes a necessidade de você ter bons processos e fluxos de acompanhamento, mas imagina fazer tudo isso de maneira manual? Será que existem técnicas e tecnologias que ajudam nesse processo?

Nossa resposta é: sim! Algumas rotinas básicas do gerenciamento de um negócio exigem bons sistemas integrados de gestão. Por exemplo, a emissão de notas fiscais. Esse procedimento é comum e repetitivo, mas deve ser realizado corretamente para não causar prejuízo com multas de fiscalização ou falhas na operação.

Então, buscar sistemas que realizam tarefas básicas de forma prática deixa de ser uma opção e se torna uma necessidade do seu negócio. 

Organize seu fluxo de caixa, sua gestão de estoque e automatize sua área de vendas com agilidade! Conheça a F-Rest, clique e saiba mais!

Cuidado com os erros

Até agora pareceu tudo muito prático, não é? Mas, vamos falar sobre os possíveis erros que os processos administrativos podem ter!

Já citamos aqui a falta de controle de estoque, mas outros fatores podem passar despercebidos e gerar um problema no seu fluxo do mês. Um exemplo são as compras não planejadas!

Aquela passada no atacadista emergencial pode prejudicar a sua lucratividade. Com um custo a mais da empresa ou até mesmo uma ruptura no estoque, então evite essa prática. 

Outro ponto que pode te dar dores de cabeça são as burocracias. Quem deve aprovar e qual o prazo para o seu pedido ser efetivado? Então, crie acordos para o seu setor de compras, com autonomia, o fluxo pode rodar com mais fluidez. 

E como mensurar tudo isso? Acompanhe os indicadores!

Acompanhe os indicadores da sua empresa

Todo negócio deve ter seu objetivo no mercado. Crescer? Expandir novas unidades? Alcançar margens de lucro? E quais ações você está planejando para alcançar o seu objetivo?

Com a rotina, deixamos de lado os objetivos a longo prazo e isso não pode acontecer. Essa discussão é necessária pois, na maioria das vezes, a gestão de compras e estoque pode estar atrelada ao seu objetivo final.

Por isso, criar indicadores que te deem uma visão abrangente de como está a saúde do seu negócio e acompanhá-los periodicamente é de extrema importância. 

E o que você pode usar como indicadores? Listamos alguns, veja abaixo:

  1. Lucratividade: qual é a margem do seu negócio?
  2. Faturamento bruto: quanto de recurso entrou na sua empresa em um determinado período?
  3. Liquidez corrente: qual a capacidade de uma empresa de quitar suas dívidas a curto prazo?

E agora: como começar?

Comece revisitando seus processos! Você já tem uma plataforma de gestão? Ainda não? Então, clique aqui!

Caso você já tenha uma plataforma de gestão e já tenha revisitado seus processos, confira seu planejamento. A gestão de compras e gestão de estoque possuem como base principal planejar e seguir à risca.

E claro, para acompanhar como tudo isso está fluindo, não deixe de ter indicadores. 

Acompanhe seus processos e faça a gestão do seu negócio em uma plataforma inteligente, adquira já o sistema de gestão para o seu negócio da F-Rest. Clique aqui e confira!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami