Saiba como armazenar os alimentos corretamente

Saiba como armazenar os alimentos corretamente

Armazenar os alimentos é um cuidado que todo food service precisa ter. Isso vale tanto para um estoque organizado, para a rotina de trabalho da equipe ou para cumprir as normas de órgãos regulamentadores ou mesmo evitar desperdício de alimentos.

Mas, qual a melhor forma de armazenar os alimentos no seu restaurante? Separamos algumas dicas para cada grupo. Confira e comece a aproveitar o melhor dos ingredientes sem perder tempo ou dinheiro!

Armazenando carnes

As carnes estão entre os grupos mais delicados e que precisam de muito cuidado no armazenamento. Sejam brancas ou vermelhas, elas são altamente perecíveis, podendo ser guardadas cruas e sem tempero na geladeira por no máximo dois dias (48 horas).
Depois desse tempo, o alimento já pode ter sua qualidade comprometida. Também por isso, elas não devem ser armazenadas expostas e sim guardadas em recipientes de vidro.

No seu food service, ela provavelmente será armazenada no congelador e de lá, não deve ser descongelada em temperatura ambiente, mas em forno microondas.

Alimentos secos: grãos e cereais

Os alimentos secos, como os cereais, possuem bem menos água do que outros alimentos, por isso, têm uma vida útil maior e, quando crus, não precisam ser armazenados em geladeira ou freezer.

A melhor forma de armazenar alimentos secos é em potes de vidro dentro de armários fechados e protegidos da luz e umidade. A lógica é que não fiquem em contato com o oxigênio ou água.

Enlatados

Os enlatados, quando ainda não abertos, também estão dispensados da geladeira. Ao abrir, o recomendado é que sejam transferidos para recipientes de vidro e sob refrigeração.

Hortaliças, frutas e legumes

As hortaliças, ou, verduras, são bastante perecíveis pelo seu teor de água, que acaba sendo “perdido” para o ambiente. Por isso, quando não armazenadas corretamente, acabam perdendo nutrientes e seu aspecto natural junto com esse líquido que vai embora. Faça a higienização logo que adquirir os produtos e seque bem antes de armazenar as verduras, guardando-as em sacos ou potes longe da área do freezer.

Um processo comum nos food services é branquear as verduras, ervas e hortaliças em geral antes dos preparos para manter o verde e demais aspectos naturais desses alimentos.

Legumes

Ao contrário do que muita gente pensa, nem todos os vegetais precisam ser refrigerados. As batatas e cebolas, por exemplo, não devem ir para a geladeira, pois, no caso da batata, ocorre a quebra do amigo, alterando o sabor natural do alimento.

Na geladeira, alguns legumes podem ser conservados por mais tempo, como é o caso do chuchu, da abobrinha e da cenoura, por exemplo.

Frutas

As frutas, no geral, podem ser armazenadas em temperatura ambiente. No entanto, depois de cortadas ou preparadas de alguma forma, devem ir para o refrigerador, ou freezer, se for o caso.

Também existem as frutas que possuem uma taxa de respiração maior, ou seja, que trocam mais oxigênio com o ambiente do que outras e, por isso, são melhores conservadas sob refrigeração para não amadurecerem tão rápido, como é o caso do tomate, do mamão ou da manga.

Armazenar alimentos: seguindo as normas da Anvisa

Independente do grupo, armazenar alimentos é um processo que precisa de cuidado, seguindo as normas de recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das Boas Práticas de Fabricação e de manipulação de alimentos.

Cada grupo de alimentos deve ser destinado a seu local específico para não haver contaminação, além da sinalização que deve ser feita para organização interna da equipe e para cumprir as normas.

Os alimentos devem ganhar etiquetas com data de fabricação e validade, além da identificação com nome do produto ou preparo.

Quer saber como ter um estoque que trabalhe a seu favor e conferir outras dicas de gestão para food services? Confira nosso blog e entre em contato com o time de especialistas F-Rest.

Temos a solução perfeita para aumentar o potencial do seu negócio. Fale conosco!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami