Saiba escolher os melhores fornecedores para seu restaurante

Saiba escolher os melhores fornecedores para seu restaurante

Bons fornecedores fazem bons restaurantes! Essa máxima deve te acompanhar para que o cuidado e a atenção na escolha dos parceiros seja uma constante em sua gestão.

A escolha de fornecedores vai influenciar diretamente no produto final consumido pelo público. Assim, não faz sentido definir seus fornecedores considerando somente o aspecto econômico.

Mas, como escolher os melhores fornecedores sem ter que pagar caro demais e priorizando a qualidade do seu restaurante? Confira aqui uma série de fatores que influenciam essa tomada de decisão e saiba como fazer isso de forma segura!

O que define bons fornecedores?

É claro que cada food service pode ter um perfil diferente de fornecedores de acordo com suas demandas e necessidades próprias. Porém, algumas características formam bons fornecedores independente do tipo de negócio.

Qualidade

O primeiro fator universal de um bom fornecedor é a qualidade. Seja ele um fornecedor de produtos ou mesmo de serviços, a qualidade no que é oferecido é primordial. Nos restaurantes, a qualidade da matéria prima vai determinar o resultado final do seu produto e, por isso, é ainda mais importante.

Disponibilidade

Quem tem um restaurante sabe o quanto é difícil fazer a gestão e cuidar de todos os setores. É por isso que a disponibilidade e o fácil acesso aos parceiros são características fundamentais de um bom fornecedor.

Ele oferece um atendimento prático e eficiente? Entrega com rapidez e nas condições que você precisa? Consegue te ajudar em casos de urgências e situações adversas?

Procure as respostas para essas perguntas e escolha seus fornecedores com segurança!

Transparência

Mais do que um parceiro que vai te entregar produtos de forma rápida e com qualidade, um bom fornecedor precisa ser transparente. Isso vale tanto para a origem das mercadorias, quanto para os valores, formas de pagamento e demais aspectos do processo de compra.

A transparência na relação entre cliente e fornecedor é importante para separar profissionais sérios e que querem crescer junto com o seu negócio, daqueles que só almejam o próprio benefício.

Em que prestar atenção antes de definir os fornecedores

Antes de definir os fornecedores dos diferentes insumos do seu restaurante, você precisa saber quais são suas reais demandas de compra. Bater nessa tecla nunca é demais, afinal, muitos gestores fazem compras “às cegas”, sem conhecer suas necessidades.

Cometendo esse erro, você pode estar comprando sempre em maior ou menor quantidade do que precisa, o que gera prejuízos, perdas e até a falta de produtos quando mais se precisa deles.

Gestão alinhada à cozinha

Para que o processo de compra seja consciente, o trabalho de gestão deve estar alinhado com seu chef e equipe da cozinha, priorizando um controle de estoque rigoroso e constante. Nessa hora, um sistema de controle de estoque eficaz vai fazer a diferença.

Planejamento financeiro

Outra tarefa para te ajudar na escolha dos fornecedores é fazer orçamentos a curto, médio e longo prazo. Essa estratégia vai te dar uma dimensão macro para um planejamento financeiro mais seguro.

Ajuste na rotina

Muitos produtos e insumos podem ser comprados direto em atacadistas e no próprio Ceasa. Às vezes, com um simples ajuste na rotina você ou o funcionário responsável podem comprar diretamente de quem vende, assegurando a qualidade na escolha dos ingredientes e garantindo o menor preço!

Esteja sempre à procura dos melhores fornecedores

O segredo de ter bons fornecedores é estar sempre à procura dos melhores. É isso mesmo! Teste, teste e continue testando para encontrar os melhores produtos, serviços e condições do mercado.

É comum que ocorram esses testes até encontrar os fornecedores ideais, mas, para não comprometer o seu negócio, priorize a qualidade, as indicações de colegas da área e a reputação do fornecedor em questão.

Além da busca contínua pelos melhores fornecedores, procure ter vários de confiança para nunca ficar na mão e deixar faltar algo importante para o funcionamento do restaurante.

Para oferecer bons produtos, você sempre vai precisar de bons fornecedores. Mas, com essas dicas, o processo de escolha vai ficar mais fácil! Coloque em prática e, se precisar de uma ajuda, entre em contato com os especialistas F-Rest!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami