Top 5 melhores práticas para controle de recebimentos e gastos

Top 5 melhores práticas para controle de recebimentos e gastos

O controle de recebimentos e gastos é o coração da gestão financeira. Quando feito de qualquer forma, esse controle pode gerar não somente o mau aproveitamento de recursos como trazer grandes prejuízos para o gestor.

Para fugir disso e ter um controle de recebimentos e gastos eficaz, confira as 5 melhores práticas de mercado e saiba como implementá-las em seu restaurante, ou food service!

1. Estar atento ao fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o primeiro ponto de atenção quando falamos no controle de recebimentos e gastos. Afinal, ele nada mais é do que toda a entrada e retirada financeira do negócio e por isso é tão importante fazer seu controle de perto.

Seja você ou seu setor financeiro, o responsável por acompanhar o fluxo de caixa precisa não só acompanhar, mas fazer os relatórios e balanços periodicamente. Isso pode ser feito de forma manual ou com o auxílio de um software de controle.

2. Registrar tudo: Receitas e despesas

Para um fluxo de caixa eficaz, nenhuma informação pode ser negligenciada ou passar despercebida, tudo deve ser registrado, tanto as receitas quanto as despesas. Esses registros podem ser feitos em planilhas manuais ou diretamente em um sistema próprio.

O mais importante é o que fazer com essas informações! O balanço deve ser feito com regularidade no período estipulado por você ou seu financeiro e a alimentação do sistema com essas informações vai depender do volume de movimentação do seu negócio.
Quanto mais movimento, mais curto deve ser o intervalo de alimentação, ou, de registro das receitas e despesas. Grandes restaurantes costumam fazê-lo diariamente ou semanalmente.

3. Separar as despesas pessoais deve ser regra

Um controle de recebimentos e gastos que gere resultados não vai depender somente de sua organização e do fluxo de caixa equilibrado, mas, dependerá essencialmente da classificação das despesas, separando o pessoal do profissional.

Garanta que as despesas de pagamento de pessoal incluam seu salário e de demais sócios, se houver, para que não haja retiradas de caixa que não estavam previstas, ou, que não dizem respeito ao restaurante.

Por mais que essas atitudes sejam comuns e corriqueiras, elas podem decidir o sucesso de restaurantes que estão começando, ou até prejudicar negócios já consolidados.

4. Ter um software de controle de recebimentos e gastos

Seja para registrar, acompanhar ou avaliar os dados de recebimentos e gastos, os softwares de controle são soluções facilitadoras da rotina do gestor financeiro. No food service, contar com ferramentas específicas de mercado farão ainda mais diferença!

Um software de controle financeiro proporciona a automação e a padronização de diversos processos, como a alimentação das informações que vão gerar relatórios para seus balanços.

Além da redução de tempo extra e retrabalhos, existe a diminuição dos erros por falha humana e sua equipe trabalha de forma mais produtiva.

5. Planejamento de despesas futuras

Todas as práticas acima, quando associadas, permitem que você pratique o planejamento de despesas futuras. Com o uso do software, então, essa previsão financeira fica ainda mais fácil e estruturada, trazendo mais segurança para as tomadas de decisão do gestor.

De qualquer forma, o planejamento de despesas futuras é essencial dentro do controle de recebimentos e gastos. Com ele, você sabe ao certo qual a margem ideal de reserva para próximos investimentos e gastos previstos.

Adote essa prática para não ter problemas com gastos extras inesperados ou desequilíbrio em seu fluxo de caixa.

O time F-Rest é especializado em sistemas de controle para food service e pode ajudar o seu restaurante a fazer um controle de recebimentos e gastos com qualidade e segurança. Entre em contato!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami