Gestão de estoque eficaz: saiba lidar com a sazonalidade de produtos

Gestão de estoque eficaz: saiba lidar com a sazonalidade de produtos

A sazonalidade dos produtos não influencia somente os preços, mas a forma de trabalho e até o cardápio do seu food service.

Hoje, com novas tendências alimentares e de consumo, a sazonalidade de produtos não precisa ser vista como um problema a se enfrentar, mas como um desafio que pode destacar seu restaurante quando trabalhado estrategicamente.

O que é a sazonalidade de produtos?

No mercado, sazonalidade de produtos diz respeito à disponibilidade de insumos ou até serviços por períodos específicos em que suas vendas são maiores.

Neste caso, a sazonalidade não se aplica somente em relação às estações do ano, mas às datas comemorativas e outros fatores socioeconômicos, como por exemplo: alternâncias da indústria, alimentos típicos de datas comemorativas de grande abrangência como páscoa e natal, por exemplo.

Food services e a sazonalidade de produtos

Para os restaurantes e food services em geral, a sazonalidade dos produtos influencia diretamente na oferta de mercado de determinados insumos, principalmente os grãos, cereais, legumes, frutas, verduras e outros alimentos que são mais delicados quanto ao tempo de colheita ou estação de produção.

Essa sazonalidade vai fazer com que os preços subam ou baixem dependendo da época do ano, o que pode tornar a gestão de estoque mais complexa. No entanto, existem algumas estratégias que facilitam essa gestão e podem até aumentar as vendas do seu food service!

Como lidar com a sazonalidade de produtos de forma estratégica?

O primeiro passo para lidar com a sazonalidade de produtos em seu food service é entender a real demanda de cada item para sua produção. Isso só será possível com uma gestão eficiente de estoque.

Se você já faz uso de um software de automação para controle de estoque, essa tarefa será mais fácil, já que é possível combinar as informações de estoque com as de venda dos produtos (fluxo de caixa + controle financeiro).

Com os balanços de estoque, você vai identificar quais produtos têm mais saída de acordo com a época do ano, de quanto em quanto tempo são renovados e outras informações importantes.

Antecipando as demandas

A previsão de demanda, em geral, foge um pouco das práticas diárias do gestor que acompanha seu estoque de acordo com a necessidade real de compra pelo fluxo de caixa, ou seja, compra somente quando necessário para evitar perdas e desperdícios.

No geral, nenhum produto terá uma sazonalidade extremamente alta, mas é possível calcular a previsão por semanas ou dias de forma mais assertiva, dependendo do período em questão, como no caso do natal (por semanas) ou dia dos namorados (por dias), por exemplo.

Estoque estratégico

Para combinar as duas estratégias na gestão de estoque (reabastecimento por real demanda e previsão de demanda) usamos um pouco da lógica de cada uma.

A de reabastecimento vai dar mais segurança para as compras convencionais, independentemente da sazonalidade. Enquanto  a de previsão vai ajudar a estimar quanto e em qual momento vale a pena investir, preparando o gestor para os períodos sazonais que geralmente têm picos de venda mais altos.

Conhecendo seu food service

Para ter um controle de estoque eficaz considerando a sazonalidade dos produtos, é preciso conhecer quais os períodos de alta e baixa demanda do mercado, considerando o perfil do seu negócio e do seu público.

Conhecendo o seu negócio e identificando o que funciona melhor pra você, será possível entender quais períodos, de fato, influenciarão suas vendas. Muitas vezes, uma data que aumenta as vendas de determinado food service, não vai afetar o fluxo do seu estabelecimento e vice versa.

Seja criativo e não esqueça a estratégia!

Para ter um bom desempenho em todos os períodos do ano, use a criatividade! Hoje, as novas tendências de mercado dão abertura para soluções como menus sazonais, temáticos e especiais de acordo com a estação. Que tal experimentar isso em seu food service?

Pode ser uma excelente forma de acompanhar os melhores preços de mercado, já que você dispensa a limitação de trabalhar com os mesmos produtos o ano todo e pode criar novidades que sejam mais atrativas ao público.

Lembre-se de ter como base somente dados concretos e seguros, conhecer seu público e trabalhar de forma estratégica para criar soluções inovadoras.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre gestão eficaz de estoque, entre em contato com o time de especialistas F-Rest e encontre as melhores opções em automação comercial para o seu negócio. Boas vendas!

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