Procure no Google “dicas para vender mais” e você encontrará milhares de conteúdos, muitos com os mesmos assuntos e pontos que talvez você esteja cansado de tentar em seu food service.
Mas, o que de fato pode alavancar as vendas do seu negócio e aumentar o faturamento de forma significativa? O primeiro passo é entender que não há uma fórmula mágica, mas um conjunto de ações e atitudes que farão a diferença no seu plano de vendas.
Usando a criatividade e testando novas ferramentas, você vai conseguir vender mais e de forma estratégica. Para se inspirar, confira aqui as 5 dicas que reunimos!
1. Seja visto e seja lembrado
O mercado food service está a todo vapor, o que faz com que o consumidor tenha muitas opções de escolha. Pensando nisso, você precisa saber como se posicionar para ter destaque, ser visto e ser lembrado pelo público.
Sua marca é conhecida? Tem uma identidade forte e marcante? Seja qual for o seu negócio, use os recursos disponíveis para exibir e divulgar a marca, desde a logo na fachada até as embalagens dos produtos que vende.
2. Coloque seu food service nas plataformas certas
Seguindo a lógica do ponto anterior, para ser visto e lembrado você precisa estar onde o público está e marcar presença nos canais certos. Existem hoje diversos market places exclusivos para o food service, como, por exemplo, os apps de delivery online.
Vale a pena estar nessas plataformas e ter as suas próprias, como um site ou e-commerce, dependendo do perfil da sua empresa. A presença em redes sociais como o Instagram também é uma exigência cada vez maior do público.
3. Saiba o que seu público quer
Com tantas opções à sua disposição, o consumidor cria seus próprios filtros no momento de escolha. Você precisa saber o que o seu público em específico está procurando para direcionar as vendas e conquistar o cliente.
Qual a prioridade desse público? Ele busca qualidade ou está mais preocupado com o preço? Já pensou em fazer uma pesquisa de satisfação? Diversas estratégias do tipo podem te ajudar a entender essas demandas para oferecer soluções satisfatórias e vender mais!
4. Invista nas promoções
Independente do que seu público prioriza, promoções sempre são bem-vindas e potencializam muito as vendas.
Faça um balanço dos últimos meses para identificar produtos que tem pouca saída e o que mais tem vendido. Nesse momento um sistema de gestão será uma mão na roda para tirar relatórios e ter acesso aos dados que vão dar base para sua estratégia.
Veja os custos dos produtos e crie promoções que atraiam o público ao mesmo tempo em que mantenham um boa margem de lucro para você. Vale dar descontos, criar combos, fazer combinados e até pensar em brindes!
5. Tenha uma equipe que venda seu produto!
Por último e não menos importante, você precisa de uma equipe bem treinada e que ajude a vender seus produtos! Garanta que seu time esteja por dentro da operação e conheça os produtos que vendem.
Aposte nos treinamentos e conversas contínuas para reforçar a importância de um bom atendimento e de vender o produto da forma correta. Afinal, de que adianta ter produtos de qualidade e bons preços se o atendente não souber explicar ao cliente o que ele está consumindo?
E por falar em equipe, o time da F-Rest é especialista em gestão e automação comercial para food services. Se você tem alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos da área, entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções.
Estratégias para vender mais não faltam, você só precisa avaliar as mais adequadas para o seu food service, reservar um tempinho e colocar a mão na massa para aumentar seu potencial de faturamento. Boas vendas!