Conheça as principais normas da vigilância sanitária para restaurantes

Conheça as principais normas da vigilância sanitária para restaurantes

Ao abrir um restaurante, lanchonete, café ou food services em geral que produzem alimentos, é preciso estar atento às normas e exigências de órgãos como a vigilância sanitária.

As normas podem variar de um município para o outro, já que a maioria é estipulada pelas prefeituras de cada cidade. No entanto, algumas exigências são padrão em qualquer lugar que seu restaurante esteja.

Para abrir ou regularizar seu estabelecimento, confira nesse conteúdo as principais normas da vigilância sanitária para restaurantes e trabalhe de forma segura, evitando imprevistos e gastos extras desnecessários!

Estrutura: Projeto e planta do restaurante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve aprovar o projeto arquitetônico e a planta do restaurante. Por isso, não adianta construir ou reformar sem consultar as normas, pois você pode ter que fazer adequações posteriores.

Antes de iniciar as atividades ou construir e reformar o espaço, fale com seu engenheiro ou arquiteto para averiguar as normas estabelecidas em sua cidade. O acesso é facilitado pela prefeitura!

Especificações comuns em restaurantes

O projeto precisa considerar itens importantes exigidos pela vigilância sanitária com atenção à cozinha e área de preparo dos alimentos, acessos independentes e diferenciados para clientes e funcionários, entrada e saída de mercadorias e de lixo.

Além disso, a definição de áreas exclusivas para vestiários, depósitos e despensas também deve ser independente, ventilada e limpa. Bem como o esgoto e caixa de gordura longe da área de produção.

As portas e paredes devem ser revestidas com materiais laváveis e as pias em número suficiente, além de contarem com água quente e fria. Geralmente, uma exigência é que todo o material da cozinha, como pias e bancadas sejam de inox.

Vigilância Sanitária: Foco na cozinha

Por mais que as normas sejam abrangentes a toda a estrutura do negócio, é na cozinha que as exigências são maiores, já que é de lá que parte a produção de todos os alimentos.

Para uma cozinha regularizada e de acordo com os padrões da Vigilância Sanitária, existem, além da disponibilização das normas de cada município, um curso preparatório e geralmente gratuito de manipulação de alimentos.

Esse curso não é obrigatório, mas é extremamente útil para sua equipe e vai ajudar a manter o seu negócio dentro das exigências desse órgão quanto aos cuidados na manipulação dos alimentos na produção.

Procure os órgãos responsáveis em sua cidade para ter acesso ao curso!

Algumas regras gerais a serem seguidas pela equipe da cozinha:

  • Lavar as mãos antes e depois do preparo e do manuseio de alimentos;
  • Armazenagem de alimentos crus longe dos alimentos cozidos;
  • Limpeza de utensílios e de alimentos crus antes de sua utilização e contato com alimentos cozidos;
  • Troca regular de óleo;
  • Não descongelar alimentos em temperatura ambiente (utilização de microondas);
  • Não provar alimentos usando diretamente as mãos;
  • Não utilizar equipamentos ou utensílios sujos ou não esterilizados;
  • Separação de roupas e pertences na área de manuseio de alimentos.

Para estar sempre de acordo com o que pede a vigilância sanitária, além de se atualizar junto aos órgãos competentes, invista nos treinamentos e diálogos frequentes com sua equipe para um trabalho eficiente e que prioriza as boas normas de manipulação e de higiene na cozinha.

Seguindo essas regras e mantendo-se por dentro das regulamentações e atualizações na lei, você não somente vai evitar problemas e gastos, como também vai oferecer produtos e serviços de qualidade, o que fará a diferença no produto final e satisfação do consumidor.

Para mais conteúdos sobre gestão de restaurantes e food services, confira o blog F-Rest e não hesite em contactar-nos para encontrar as melhores soluções em automação comercial desse segmento com nosso time de especialistas!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami