Problemas no seu controle de estoque? 6 erros que você deve evitar

Problemas no seu controle de estoque? 6 erros que você deve evitar

É normal que leve um tempo até que o negócio atinja seu ponto de equilíbrio e o empresário possa investir com mais segurança nos gastos do dia a dia. No entanto, mesmo depois de anos de casa, alguns food services ainda não sabem como fazer seu controle de estoque.

Observar e analisar a cozinha, o cardápio, o fluxo de caixa e o negócio, de forma geral, é essencial para um controle de estoque eficaz e que não gere prejuízos. Além disso, existem alguns erros comuns para se evitar e otimizar lucros e se organizar melhor.

Confira aqui os 5 erros que você deve evitar para não ter problemas com o controle de estoque e fazer uma boa gestão do seu negócio!

1.    Não conhecer seu food service

Um dos principais erros na gestão e no controle de estoque de food services é não conhecer a fundo o seu negócio, ou seja, não ter a preocupação em compreender o movimento, o cardápio, o fluxo de caixa e outros itens essenciais.

Observe dia a dia o número de clientes, os horários de pico, os pratos e bebidas com mais saída e entenda seu fluxo de caixa. Compreenda o funcionamento do negócio em todos os aspectos para ter informações seguras na hora de comprar.

2. Ausentar-se do negócio

Gestores ausentes dão margem para fraudes e furos que, a curto ou longo prazo, podem gerar grandes problemas para o seu negócio. Para evitá-los, esteja sempre alinhado com a equipe e os profissionais responsáveis pelos setores de compra e de venda.

Garanta que os inventários sejam feitos e enviados para a contabilidade de forma correta e faça balanços constantemente para identificar anormalidades. Assim, você preza pela segurança do seu estoque e fica por dentro de tudo que acontece.

3. Não pensar no capital de giro

A falta de controle de estoque também se transforma em capital de giro parado, ou seja, o capital investido na compra de produtos em quantidades desproporcionais à sua real demanda, significa que o dinheiro parado no estoque poderia ser utilizado para outros fins.

Podemos ter como base o adiantamento dos cartões de crédito, prática comum em muitos restaurantes, gerando taxas de juros altas. Isso pode ser evitado se o investimento for destinado corretamente à compra do que é necessário em termos de quantidade e frequência de compra.

4. Comprar mais ou menos do que o necessário

Quando o gestor cai nos erros listados acima, ele provavelmente vai comprar mais ou menos do que o necessário, principalmente por achar que está economizando. Pelo contrário, você acaba gastando mais.

Ao comprar mercadorias a mais para garantir descontos, você corre o risco de perdê-las por vencimento e até não ter capacidade de armazenamento adequada. Quando a situação é inversa, ou seja, menos do que o necessário, além de ter que gastar novamente, você ainda deixa faltar itens essenciais para o funcionamento do food service.

Fuja dessa situação fazendo o controle adequado de estoque, como explicamos nesse material exclusivo da F-Rest: Como fazer o controle de estoque em bares e restaurantes: 6 dicas.

5. Não negociar com fornecedores

Não negociar com fornecedores também prejudica o controle do estoque, pois as condições de pagamento influenciam bastante no giro de capital também. Procure ter boas relações com seus fornecedores e negocie prazo e forma de pagamento.

Procure encontrar soluções em que não seja necessário, por exemplo, o adiantamento de cartão citado acima para pagamento de insumos e mercadorias. Ajuste prazos dentro do possível e melhore, assim, seu controle de estoque.

6. Não aproveitar as ferramentas tecnológicas

Praticamente todos os problemas listados aqui podem ser evitados com o uso das ferramentas certas. Hoje, existem sistemas que integram seu estoque, fluxo de caixa, controle financeiro e outros pontos importantes para uma gestão eficiente.

Sistemas como o da F-Rest permitem que você faça o controle do estoque por setores, realize pedidos ao fornecedor simultâneo à ordem de compra, dê baixa de produtos pela ficha técnica ou pela requisição.

Além disso, é possível dar baixa das perdas, fazer o controle de fabricação dos itens produzidos internamente, fazer inventários por contagem manual e gerar relatórios para gestão do seu estoque.

Com todas essas vantagens, não faltam motivos para aproveitar tudo que a inovação do setor tem a oferecer para o seu negócio. Encontre a solução com melhor custo-benefício para o seu negócio e invista em facilidades para otimizar o seu controle de estoque.

Tem alguma dúvida sobre automação do controle de estoque? Sinta-se à vontade para falar com nossa equipe acessando a página fale conosco do site da F-Rest. Temos um time de especialistas prontos para ajudar você e seu negócio a ganharem tempo para vender mais!

 

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami