5 erros comuns no gerenciamento de estoque

5 erros comuns no gerenciamento de estoque

Você já deve ter percebido que o gerenciamento de estoque é um dos pontos mais complexos da gestão de um negócio. Seja por falta de tempo, de conhecimento ou das ferramentas adequadas, existem erros que podem estar prejudicando seu estoque.

Para fugir disso, reunimos nesse blog post os 5 erros comuns no gerenciamento de estoque e ideias de como evitá-los para não ter prejuízo e fazer o seu negócio crescer de forma saudável, seja ele um food service, ou não.

1. Fazer gerenciamento de estoque “às cegas”

Esse erro é básico e vai desencadear uma série de outros problemas em sua gestão. Fazer o gerenciamento de estoque “às cegas” é não conhecer, de fato, a real demanda de compras dos produtos que você precisa, de acordo com a saída destes.

Para fugir desse erro tão comum, é importante fazer o acompanhamento e estabelecer conferências de estoque periódicas.

Acompanhe e conheça os números

Para que esse gerenciamento de estoque seja completo, também é importante ter um bom gerenciamento das vendas e realizar balanços para saber como tem sido seu giro e não comprar mais do que o necessário.

Fazendo isso, você evita comprar mais ou menos do que precisa para disponibilizar a quantidade certa e não deixar faltar produtos aos clientes ou sair no prejuízo com insumos que ficam parados, gerando prejuízos.

2. Comprar mais do que o necessário para “economizar”

Outro erro comum de muitos estabelecimentos é tentar ter vantagem em compras para obter descontos com fornecedores, sem saber se esses produtos serão vendidos e acabar deixando o estoque parado, o que pode sair mais caro do que a compra inicial.

Food service

No food service, essa prática é ainda mais prejudicial, visto que os insumos, na maioria das vezes, são perecíveis e o alto volume pode indicar alimentos estragando em seu estoque.

Por isso, antes de comprar, aplique as dicas do ponto anterior, saiba sua real necessidade, veja se o desconto vale a pena e pense nas estratégias que têm para aumentar o giro desses produtos, como promoções, por exemplo.

3. Deixar faltar produtos

Ao contrário de comprar em excesso, que afeta seu caixa, mas, não necessariamente chega até os clientes, deixar faltar produtos pode colocar sua credibilidade em risco, além de fazer com que você deixe de vender.

Esse é mais um erro que pode ser corrigido com o acompanhamento e conferência constante de estoque e de vendas.

4. Insistir em produtos que não tem giro

Sabe aquele produto que você não entende o porquê de ter pouca saída? Muitas vezes, gostamos e acreditamos em um produto que não ganha o gosto do cliente, ou, que por preço ou diversos outros fatores, não tem boa saída.

Nesses casos o ideal é fazer um balanço e avaliar a retirada desse produto, pois, você pode estar saindo no prejuízo com ele. Pode ser um prato com ingredientes caros ou que precisam estar sempre frescos e saída de uma vez por semana, por exemplo. Vale a pena insistir e deixar seu estoque parado?

5. Ficar apegado aos processos manuais

Todas as soluções para os erros apresentados podem ser facilmente aplicadas quando não existe um apego aos processos manuais. Isso porque quando se trata de estoque, é preciso uma combinação entre o controle adequado das compras e também das vendas.

Só é possível fazer o bom gerenciamento do estoque quando esses dois fatores são combinados para entender os números que representam o quanto você vende, o quanto você tem em estoque e qual a periodicidade adequada de compras.

Dê uma chance ao novo!

Para que essa combinação seja eficaz e gere resultados concretos, a ajuda de um software de gestão e controle de estoque é mais que bem-vinda, pode ser essencial para equilibrar os números e não perder mais dinheiro.

Considere soluções como o F-Rest que oferece integração entre a área de vendas direto com o estoque e te dá autonomia para pensar em outros pontos importantes como o marketing dos seus produtos, as promoções e formas de vender mais.

Se você tem alguma dúvida sobre essas questões, deixe seu comentário e entre em contato com os especialistas F-Rest. Temos soluções que vão ajudar seu food service a economizar e fazer uma gestão eficiente!

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