5 formas de reduzir os desperdícios no seu restaurante

5 formas de reduzir os desperdícios no seu restaurante

Sabemos que para mensurar o sucesso de um negócio, principalmente tratando-se de um food service, não basta um bom faturamento. Se seu restaurante está vendendo bem, mas seus gastos são grandes e até incompatíveis com a entrada em caixa, algo está errado!

É aí que entra a necessidade de avaliar os desperdícios, tão comuns em restaurantes e responsáveis por grande parte dos gastos do negócio. Estar atento a estes desperdícios é fundamental para reduzi-los.

Confira aqui 5 formas de reduzir os desperdícios no seu restaurante e pare de jogar dinheiro fora!

1. Invista no controle do seu restaurante

O primeiro passo para reduzir os desperdícios em seu restaurante é acompanhar de perto cada setor e tudo que acontece no negócio. Para isso, é fundamental ter controle de caixa, de estoque e demais partes fundamentais na gestão.

Registre todas as informações de compra e venda, rigorosamente, e faça balanços periódicos combinando os dados obtidos para avaliar mudanças nos números. Nesse momento, uma ferramenta de automação comercial vai ajudar muito.

Já parou pra pensar no tanto de coisas que esse controle envolve?

Fazê-lo de forma manual pode colocar em risco a qualidade das informações e consequentemente, diminuir a segurança na tomada de decisões. Por isso, é válido considerar um software de controle!

2. Aposte nas fichas técnicas

Para um controle eficiente e buscando reduzir os desperdícios em restaurantes, as fichas técnicas são obrigatórias. Elas vão precificar e quantificar o tempo gasto em cada receita, cada prato e cada bebida vendidos na casa.

Com elas, você vai reduzir desperdícios não só de dinheiro como de tempo, padronizando processos e pequenos procedimentos da produção. Escolha o melhor modelo de ficha técnica e, junto com a equipe da cozinha, invista na criação de fichas para todos os produtos.

3. Ouça sua equipe

Ninguém conhece tanto o seu negócio quanto você, mas, pense nos funcionários como aliados para reduzir os desperdícios do seu restaurante. A equipe que vive a rotina de sua área sabe melhor do que ninguém sobre os problemas e as necessidades.

Assim, da equipe do atendimento até os funcionários que cuidam da limpeza, sempre podem surgir contribuições. Ouça a equipe, considere suas sugestões e avalie se podem ser aplicadas para redução do desperdício em cada setor.

4. Estoque inteligente

O estoque de um restaurante é onde os desperdícios mais acontecem. Muitos gestores não se atentam em fazer um bom controle de seu estoque, pensando somente em economia sem levar em conta sua real demanda.

Assim, é comum ver os donos de restaurantes comprando produtos em grandes quantidades visando descontos sem perceber que, às vezes, não existe nem a capacidade de armazenamento desses insumos.

Sem contar que comprar em grande quantidade pode levar a perda dos produtos por sua validade, o que vai gerar muitos desperdícios.

5. Tenha um sistema para controlar o estoque

Mas, quando falamos em desperdícios, não estamos pensando somente nesses casos de compras em grande quantidade e sim no mau planejamento. Isso acontece pela falta de informações precisas quanto ao tempo e a quantidade certa de comprar.

Para fugir desses casos e reduzir os desperdícios em seu restaurante, tenha um sistema para controlar o estoque. Um software de controle vai garantir informações precisas e seguras, além de economizar o tempo da equipe.

Com sistemas como o F-Rest, as informações do estoque ainda são combinadas com o controle de caixa, mostrando exatamente os produtos que precisam ser adquiridos e a quantidade que ainda há disponível em estoque.
A tecnologia pode ser sua grande aliada para reduzir os desperdícios em seu restaurante. Siga essas dicas e considere as soluções mais adequadas para o seu negócio.

Nesse momento, conte com o F-Rest e seu time de especialistas. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre automação comercial para restaurantes e food services!

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami