5 dicas para o controle financeiro do seu restaurante

5 dicas para o controle financeiro do seu restaurante

Com um bom controle financeiro, você sabe para onde o seu negócio está caminhando e consegue direcionar boas estratégias para alavancar resultados. Mas, gestão financeira não é apenas ter as planilhas atualizadas.

Integrar a gestão, ter um planejamento com objetivos claros a serem atingidos e a administração deste sistema te permitirá um controle financeiro eficiente.

Listamos aqui as 5 etapas fundamentais para isso, confira com quem entende como ser o olho do dono no seu restaurante

Plano de negócio

Para ter seus objetivos claros, você precisa de um planejamento e é para isso que o plano de negócios existe. Além de ajudar na gestão, esse direcionamento vai impactar diretamente no seu controle financeiro.

O Plano de Negócios nada mais é do que um documento que define o que você é, os objetivos do seu negócio e os passos que você irá dar para alcançá-los. Ele ainda pode ser dividido em: estratégico, mercadológico, operacional e financeiro. 

E o segredo da sua eficácia é construí-lo com base em pesquisa e estratégia de mercado. Separamos alguns tópicos que não podem faltar no seu plano de negócio:

  1. Análise de mercado e concorrência;
  2. Plano de marketing;
  3. Plano operacional;
  4. Plano financeiro;
  5. Análise de cenário.

Licenças e vistorias

Burocracias podem trazer boas dores de cabeça, mas além disso, quando não seguidas a risco, podem colocar em risco o seu controle financeiro

Para operar um restaurante, alvarás e licenças são necessários. Separamos cada uma delas com uma breve explicação para você ficar atento!

Registro na Junta Comercial 

O primeiro passo é obter o seu CNPJ. Sem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, você não poderá assumir o Contrato Social de ter um estabelecimento. Além disso, fique atento ao NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa), ele é necessário para comprovar que o seu negócio existe.

Alvará de funcionamento

Na lista de documentos importantes, um dos cordiais é o alvará para restaurante. Com esse documento você terá autorização para abrir o seu comércio

Inscrição Estadual

Necessário para vender, transportar, movimentar produtos, prestar serviços de comunicação e serviços de distribuição de energia, a Inscrição Estadual é responsável pelo ICMS e deve ser incluída na Nota Fiscal. 

Corpo de Bombeiros

Para abrir um comércio onde haverá circulação de pessoas no local, o Corpo de Bombeiros deverá emitir um Auto de Vistoria. 

Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s)

Aqui entramos nas rotinas dos restaurantes! Eles devem ser inscritos de acordo com a sua atividade, validado pelo proprietário e por um responsável técnico

Confira alguns que separamos:

  1. Controle de Pragas
  2. Higiene do Ambiente
  3. Higiene Pessoal 
  4. Portabilidade de Água
  5. Higienização de Frutas, Verduras e Legumes
  6. Controle de recebimento de mercadorias

Certificado de Responsável Técnico

Toda empresa que prestar serviços na área de alimentação, deve possuir um responsável técnico legalmente habilitado. Algumas exceções ocorrem dependendo do tamanho do negócio, fique atento.

Otimize sua estratégia

A eficácia na sua contabilidade vai muito além de seguir as orientações encontradas em blogs. 

Você deve olhar estrategicamente e entender o que você precisa para aumentar a eficácia na sua operação.  Por exemplo, pode ser a fusão entre bons parceiros de negócios, tecnologia e um gerenciamento mensal real do seu fluxo financeiro.

Se você for iniciante, conte com um consultor financeiro, para tornar o processo mais seguro. A gestão das suas finanças é uma tarefa complexa que não permite erros

Além disso, ao ter bons parceiros de negócios como fornecedores e prestadores de serviço, você tem margem para negociar prazos, valores e garantir uma melhor experiência no seu restaurante.

Também utilize a tecnologia ao seu favor. Hoje existe uma gama de softwares que podem facilitar seus processos. Listamos alguns:

  1. Fluxo de caixa
  2. Controle de estoque
  3. Cardápio digital 
  4. Notas fiscais
  5. Comanda eletrônica

E imagina possuir todas as tecnologias integradas em um único software para gestão do seu restaurante? É isso que a F-Rest oferece, clique e confira!

Obtenha um sistema ERP para o seu restaurante

Certamente, um sistema que automatiza e unifica diferentes serviços em um só local torna seu fluxo de dados muito mais fluido com insights valiosos e tomadas de decisão assertivas e, por consequência, um controle financeiro otimizado. 

ERP, que significa “Enterprise Resource Planning”, é um sistema de gestão integrado que auxilia os gestores de empresas a integrarem atividades e melhorar processos internos, entre eles estão os setores comercial, financeiro, estoque ou recursos humanos. E, claro, que esse fluxo afeta diretamente sua margem de lucro. 

A facilitação da gestão de informações otimiza sua estratégia e você pode focar seu tempo em tomadas de decisões, oferecer o melhor serviço para o seu cliente e agilizar problemas que costumam tomar a sua rotina. 

Você sabia que a F-Rest é um sistema completo de fácil entendimento e com foco, especialmente, em Food Services? Clique e confira!

Precificação

Uma das primeiras tarefas e mais desafiadoras é precificar seu cardápio considerando todos os custos, operações, lucros, entre outras variações necessárias. Sem se esquecer do público que você irá atender.

Busque um equilíbrio entre: margem lucrativa, custo real e concorrentes. Mas, não abaixe seus preços ao se comparar, você deve valorizar o que está oferecendo. 

Alguns fatores como definição de ticket médio e o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) podem te ajudar nesse processo.

Também não se esqueça de incluir o custo pelo preparo e equipe de funcionários. 

Fizemos um texto que pode te ajudar nisso, clique e acesse!

Para um bom controle financeiro, tenha parceiros de negócio como a F-REST! Clique e descubra como podemos te ajudar.

Banner E-book F-Rest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e guias gratuitos para o seu restaurante

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades, guias especiais e dicas úteis para o crescimento do seu Food Service.
Imagem perfil

F-Rest - Sistema para Food Service
online

x

Que tal um orçamento sem custo? Nos informe os dados abaixo para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)


Bitnami